Notícias

Conselho Universitário divulga moção em defesa do CNPq

Documento destaca que bolsas e projetos serão suspensos e que a nação não pode desconsiderar patrimônio construído ao longo de décadas

Fonte: UFMG

Atividade no BioLab, do ICB | Foto: Lucas Braga / UFMG

O Conselho Universitário da UFMG divulgou nesta terça-feira, 27 de agosto, moção em defesa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No texto, o colegiado manifesta “grande preocupação diante da grave situação orçamentária e financeira” do CNPq, que põe “em risco décadas de investimentos em recursos humanos e em infraestrutura para pesquisa e inovação no Brasil”.

O documento ressalta que, se mantidos os cortes orçamentários do CNPq, milhares de estudantes, no país e no exterior, não poderão manter-se e prosseguir com seus estudos; bolsas de pesquisadores altamente qualificados serão suspensas, e projetos relevantes em todas as áreas do conhecimento serão cancelados.

Para o Conselho Universitário, “em épocas de crise, é necessário preservar os investimentos em educação, cultura, ciência, tecnologia e inovação, que são portadores de futuro e contribuem significativamente para o desenvolvimento do país”. A nação, conclui o documento, “não pode desconsiderar esse patrimônio público [o CNPq] construído ao longo de décadas pelo esforço conjunto de pesquisadores, das comunidades universitárias e de toda a sociedade brasileira”.

Leia a moção, na íntegra.