Notícias

Comunidade acadêmica da UFMG se manifesta contra o fascismo

A Universidade Pública brasileira tem papel de destaque na luta em defesa da Democracia. E a UFMG não fugiu a esse papel. Nesses poucos dias que antecedem o segundo turno de umas das eleições mais decisivas de nossos país, a comunidade acadêmica reforçou o compromisso de luta pela construção de um projeto de nação que seja, de fato, inclusivo e democrático.

Nesta semana, as entidades representativas dos setores da UFMG realizaram diferentes manifestações contra o fascismo, bem como pela valorização da Educação e da Universidade Pública. O APUBHUFMG+ marcou presença, apoiando e atuando nas manifestações.

Confira, na sequência, um breve relato das iniciativas em nossa universidade. A luta continua! Curta as postagens e divulgue aos seus colegas. Vamos ampliar o alcance desse debate.

Ato de estudantes, em frente à reitoria da universidade

Na quarta-feira (26/10), o APUBHUFMG+ somou forças ao protesto realizado por estudantes da UFMG, em frente à reitoria da universidade. Convocado pelo DCE/UFMG, o ato reuniu um conjunto de pessoas, que se opõem ao crescimento dos ataques antidemocráticos e fascistas contra às universidades, que vem ocorrendo pelo Brasil.

Performance artística e panfletagem, em frente à UFMG

Já no início da manhã do dia seguinte (27/10), o APUBHUFMG+ promoveu a performance artística Asas do desejo sussurraram no meu ouvido!, na portaria da Avenida Antônio Carlos da UFMG. As/os manifestantes se vestiram com asas e máscaras para interpretar tanto a escuridão do governo Bolsonaro e suas políticas antidemocráticas, quanto a esperança e a vontade de melhoria que marcam essa rodada final do período eleitoral.

Em defesa da saúde, da educação, da democracia e da esperança, o Sindicato, juntamente com o SINDIFES, levou bandeiras, adesivos e panfletos sob o som de “Anunciação”, música composta Alceu Valença. Não somente a comunidade acadêmica, como quem transitavam pela avenida movimentada presenciou a movimentação e os tons de vermelho que ocuparam a calçada.

O ato contou com a presença de membros da diretoria do APUBH, além da participação de professores filiados.

Ciranda pela Democracia e pela Paz, no gramado da reitoria

E logo depois, ainda na manhã do dia 27 de outubro, foi a vez de um ato simbólico no gramado da Reitoria da UFMG. A Ciranda pela Democracia e pela Paz: de mãos dadas e pés no chão propôs um espaço poético e artístico, como forma de intervir, refletir e superar a conjuntura sociopolítica enfrentada no país. E para isso, a intervenção cultural envolveu as/os participantes numa experiência mesclando músicas, danças e falas.