Notícias

Comprovante vacinal será exigido por, pelo menos, 51 das 69 universidades federais

UFMG está entre as nove instituições que ainda não têm definição. O levantamento foi realizado pelo portal G1.

Entre as 69 universidades federais do Brasil, pelo menos, 51 irão exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19, para a participação nas atividades presenciais ou acesso aos seus campi. O levantamento foi realizado pelo portal G1. Ainda de acordo com as informações do site, a UFMG está entre as nove instituições que ainda não têm definição sobre a exigência. Nove das universidades federais, até o momento, não cobram a comprovação vacinal.

O governo Bolsonaro tentou impedir a exigência do comprovante vacinal para o retorno ao ensino presencial nas instituições federais de ensino, por meio de despacho do Ministério da Educação, publicado em dezembro do ano passado. O Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, deliberou pela autonomia universitária para decidir sobre a exigência.

Comprovante Vacinal Já!

Em nota publicada no dia 04/02, um conjunto de Entidades da Educação de Minas Gerais, incluindo o APUBHUFMG+, solicitou que a Prefeitura de Belo Horizonte adotasse a exigência de apresentação do comprovante de imunização contra a Covid-19, em locais de acesso público e que possam gerar aglomeração, como é o caso de escolas e universidades.

A iniciativa coletiva partiu da compreensão de que esta é uma medida fundamental para resguardar a saúde pública. A PBH, entretanto, ainda não acatou a solicitação das entidades. Além disso, a prefeitura publicou, no dia 03/03, decreto que dispensa o uso de máscaras ao ar livre na capital mineira.

 

Com informações do Portal G1.