Notícias

Clínica do Bebê cuida da saúde bucal de crianças

Fonte: UFMG.

Atendimento é feito por estudantes de Odontologia da UFMG a partir do sexto período

A Clínica do Bebê, da Faculdade de Odontologia da UFMG, realiza tratamento odontológico de crianças de 0 a 4 anos de idade. Os atendimentos são destinados, principalmente, à prevenção e cuidados com a saúde dos dentes, buscando impedir o aparecimento de doenças.

A Clínica do Bebê foi criada, em 2006, pela professora Fernanda Bartolomeu Maia, e seu funcionamento está vinculado a uma disciplina optativa ofertada para alunos da graduação em Odontologia, a partir do sexto período. Nas consultas, os alunos buscam ensinar as crianças e seus pais sobre a maneira correta de escovar os dentes, utilização correta da mamadeira/chupeta, cuidado com os dentes, prevenção da cárie e perigos do açúcar. Quando necessário, o projeto também realiza serviços de limpeza e tratamento de canal.

Os atendimentos são realizados às segundas-feiras, das 8h às 11h, na Clínica 8 da Faculdade de Odontologia, com consultas agendadas por telefone. Os pacientes também são encaminhados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo projeto de extensão Tal mãe, tal filho, que atende gestantes.

Clínica do bebê

Equipe: Frederico Gandra (produção e reportagem), Lucas Tunes (imagens). Kennedy Sena (edição de imagens) e Pablo Nogueira (edição de conteúdo).