Notícias

Cadê os Yanomami?

Na última segunda-feira (25/04) o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena Yanomami e Ye’kwana (Condisi-YY), Júnior Hekurari Yanomami gravou um vídeo denunciando um estupro que levou à morte de uma menina de apenas 12 anos e do sequestro de uma mulher com uma criança de 3 anos que foi jogada em um rio das terras da comunidade Aracaçá, em Roraima. Os atos de violência teriam sido cometidos por garimpeiros que invadiram as terras indígenas. Além disso, foi constatado o desaparecimento de 25 indígenas e a aldeia foi encontrada completamente queimada.

 

O local da atrocidade fica na região de Waikás no estado de Roraima. De acordo com o relatório “Yanomami sob ataque”, da Hutukara Associação Yanomami (HAY), a forte presença de garimpeiros fez com que o registro de exploração ilegal avançasse no local. A aldeia vive em conflito com os garimpeiros ilegais há algum tempo e o caso fica cada vez mais complicado à medida que é investigado.

 

A investigação ainda não chegou a nenhuma resolução. Dois dias após o relato divulgado pelo presidente distrital, representantes da Polícia Federal, MPF e Funai foram até Waikás e Aracaçá e divulgaram uma nota na tarde de quinta-feira (28) afirmando não terem encontrado nenhum vestígio de estupro, homicídio e da criança desaparecida no rio. As autoridades afirmaram ainda que seguirão com a apuração porque “as diligências demonstraram a necessidade de aprofundamento da investigação, para melhor esclarecimento dos fatos.”

 

Outro ponto que complica ainda mais o inquérito é que, de acordo com Condisi-YY, os índios da antiga aldeia vistos até o momento se recusaram a cooperar com a investigação. Após insistência, alguns indígenas relataram que não poderiam falar por terem recebido 5 gramas de ouro dos garimpeiros para manter o silêncio.

 

A barbaridade continua sem resolução e figuras públicas compraram a briga nas redes sociais levantando a hashtag CADEOSYANOMAMI para chamar a atenção e cobrar uma resolução do caso.

 

O governo Bolsonaro tem incentivado o desmatamento e a extinção dos povos tradicionais brasileiros. Atrocidades como esta acontecem com muito mais frequência do que são noticiadas, e este governo autoritário não raro, tem protagonizando  atitudes de violência , ao deixar passar medidas que desprotegem e colocam os povos da floresta e nosso ecossistema em risco.

 

Com informações dos jornais Brasil de Fato, G1, Yahoo e O Globo