Notícias

Brasileiros têm opiniões progressistas sobre educação, diz pesquisa Datafolha

A educação dos jovens e crianças é uma preocupação bem mais progressista da população brasileira do que se esperaria pelo acompanhamento das redes sociais. Acontece que, enquanto nas plataformas digitais, as campanhas bolsonaristas sobre o ensino da “ideologia da Esquerda” ocupam os lugares mais comentados na internet, a realidade, felizmente, é outra.

É o que revela a pesquisa Educação, Valores e Direitos, coordenada pelas organizações CENPEC e Ação Educativa, encomendada pela Folha de São Paulo e publicada pelo Datafolha.

Segundo a pesquisa, 99% da população do país acredita que frequentar a escola é importante para as crianças e os jovens. Chega a 90% apontam índices de concordância acerca de que a escola precisa tratar de temas como pobreza e desigualdade social.

Pautas que são prioridades para o governo Bolsonaro, como o homeschooling, a Escola Sem Partido e a ideologia de gênero, não só, não são a preocupação da população, como em muitos casos, as opiniões são contrárias a tentativa do governo fazer veicular suposta importância para a formação de crianças e jovens.

Segundo a pesquisa, 7 em cada 10 brasileiros concordam que a educação sexual seja abordada no ambiente escolar; mais de 90% concordam que debater o assunto em sala ajuda crianças e adolescentes a se prevenirem contra abusos. Sobre o homeschooling, que já tramita no Congresso, 78% da população do Brasil discordam que pais tenham o direito de tirar seus filhos da escola e ensiná-los em casa. Outros 72% dizem confiar mais em professores do que em militares para trabalhar em instituições de ensino.

O povo brasileiro entende como a Educação é importante para a formação das crianças e jovens e que os jovens têm a potência de mudar e criar um futuro melhor para si e para o país. Nosso propósito enquanto sindicato e sindicalizados é também mobilizar essas pessoas e organizá-las na defesa de uma Educação, pública, gratuita e de qualidade para toda a população! Contribua com seu Sindicato para fortalecer nossa luta!

Leia a pesquisa completa no link: https://bit.ly/3af3AEC