APUBHUFMG+ promoveu confraternização com docentes aposentados(as): ‘a experiência não pode ser desperdiçada’
Conversa boa, música ao vivo, comes e bebes marcaram a Confraternização das Professoras e dos Professores Aposentados Filiados ao APUBHUFMG+, promovida pelo sindicato no dia 11 de dezembro, na Casa SINDIFES.
O presidente do APUBHUFMG+, professor Helder de Figueiredo e Paula, saudou a presença das professoras e dos professores aposentados, ressaltando a importância de promover atividades voltadas a este valoroso segmento da categoria docente. “Nós iremos fazer outros eventos como esse, com certeza, porque quem dedicou a vida inteira à Universidade tem muito a dizer e muito a ensinar”, ressaltou o presidente do sindicato.
Nesse sentido, o professor Tarcísio Mauro Vago, que integra Diretoria Setorial Aposentadoria e Memória do APUBHUFMG+, chamou a atenção para a necessidade de resgatar e preservar o legado das pessoas que ajudaram a construir a história da UFMG e do próprio sindicato. “Nós queremos que as memórias de cada uma e de cada um dos professores aposentados fiquem, que estejam orientando as gerações que, agora, vêm ocupando os lugares que, um dia, nós ocupamos”, definiu o docente aposentado.
Dessa maneira, ele aproveitou o momento para apresentar uma nova ação a ser desenvolvida pelo sindicato, junto às professoras e aos professores aposentados: a gravação de vídeos, partilhando memórias sobre a história do sindicato, assim como do movimento docente na universidade. Como definiu o professor Tarcísio: “a experiência não pode ser desperdiçada”.
A iniciativa faz parte da Agenda do Cinquentenário do APUBHUFMG+. Em breve, serão divulgadas mais informações. Acompanhem o informativo semanal e as redes sociais do sindicato, para saber como participar.
E por falar em memórias, as professoras e os professores presentes receberam uma lembrança do evento: uma caneca de porcelana, com os dizeres “Da luta ninguém se aposenta”. Essa frase aponta para a relevância e a importância da permanência desse segmento da categoria, construindo o movimento sindical docente na Universidade.
Ver essa foto no Instagram