Notícias

APUBH UFMG+ no Ato Unificado da Greve Nacional do Setor Público e Contra o Governo Bolsonaro

Funcionalismo público entrou em greve, no dia 18 de agosto, contra a PEC-32 (Reforma Administrativa).

Na quarta-feira (18/08), servidoras e servidores públicos uniram forças na luta contra a PEC 32/2020, a Reforma Administrativa, paralisando as suas atividades e participando de manifestações nas ruas e nas redes sociais. A Greve Nacional do Setor Público e Contra o Governo Bolsonaro registrou atos públicos em diversas cidades do país. O APUBH UFMG+ aderiu ao movimento grevista, conforme a deliberação da Assembleia Docente do dia 11/08.

18/08: Ato Unificado em apoio à Greve Nacional do Setor Público e Contra o Governo Bolsonaro | Foto: Luiz Rocha.

 

A Greve do Setor Público se tornou uma necessidade tanto para a defesa dos direitos da categoria, quanto para resguardar a própria população. A PEC-32 ameaça direitos arduamente conquistados pelo funcionalismo público. Ao mesmo tempo, é importante ressaltar que o funcionalismo público desempenha um papel fundamental para o povo brasileiro. É através destas pessoas que a população tem acesso a serviços públicos, como Saúde e Educação. Assim, atacar os servidores públicos é colocar em risco o acesso a direitos sociais garantidos na Constituição Brasileira de 1988.

Em Belo Horizonte, os movimentos sindicais, estudantis e populares se juntaram em um Ato Unificado. A concentração para a manifestação foi realizada no final da tarde, na Praça Afonso Arinos, em frente à Faculdade de Direito da UFMG. O APUBH dialogou com a população e distribuiu panfletos explicativos, buscando conscientizar e mobilizar as pessoas para os riscos contidos na proposta de Paulo Guedes. Os manifestantes percorreram ruas, avenidas e praças da capital mineira.

APUBH UFMG+ na concentração para o Ato Unificado: momento de conscientizar e mobilizar a população, através de panfletagem e diálogo | Foto: Luiz Rocha.

“Nós precisamos aumentar a compreensão em relação ao prejuízo que esta PEC pode trazer a toda a população brasileira. O Governo Bolsonaro, com uma falsa narrativa, está tentando convencer o país que a reforma é necessária”, definiu a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBH UFMG+, em sua fala no ato.  “A Reforma Administrativa retira direitos dos servidores, direitos conquistados ao longo de décadas com muito sangue, pela classe trabalhadora desse país. Retira a estabilidade, cria novos vínculos trabalhistas e, desta forma aumenta a possibilidade de cargos de nomeação política”, explicou a presidenta do APUBH UFMG+.

Aulão na Praça sobre a PEC 32, em Montes Claros

O APUBHUFMG+ promoveu, em parceria com outras entidades da Educação e de Servidores Públicos e movimentos sociais, um Aulão na Praça sobre a PEC 32, na Praça Dr. Carlos Versiani, em Montes Claros. A atividade de conscientização integrou as mobilizações, no dia da Greve Geral Contra a Reforma Administrativa e em Defesa dos Serviços Públicos e contra o Governo Bolsonaro.

O sindicato foi representado pela professora Maria Auxiliadora Pereira Figueiredo, segunda suplente da diretoria executiva do APUBH UFMG+ e docente do Instituto de Ciências Agrárias (ICA/UFMG). Assista ao vídeo da participação da docente, no Aulão: https://youtu.be/3TfKO0DjwF0

 

Galeria de Fotos: 18/08/2021 | Ato Unificado da Greve Geral Contra a Reforma Administrativa e em Defesa dos Serviços Públicos

Confira a cobertura nas nossas redes sociais:

No Instagram:

https://n8qhg.app.goo.gl/Q13u

https://n8qhg.app.goo.gl/mFhS

https://n8qhg.app.goo.gl/w7pk

https://n8qhg.app.goo.gl/8LpH

No Facebook:

https://n8qhg.app.goo.gl/q3SW

https://n8qhg.app.goo.gl/piip

https://n8qhg.app.goo.gl/M5db

https://n8qhg.app.goo.gl/sAMG

 

Fotos e vídeo de: Luiz Rocha