Notícias

APUBH UFMG+ assina manifesto Vacinação Já! junto a entidades nacionais

Fonte: SBPC/ Jornal da Ciência

Com apoio de mais de 400 entidades de todo o País, manifesto “Vacinação já” foi lançado ontem (21/01)

O manifesto “Vacinação Já”, que pleiteia o início imediato da vacinação gratuita e para todos, sem interferências políticas que atentem contra a saúde dos brasileiros foi lançado nesta quinta-feira, 21 de janeiro, às 17h. O evento foi transmitido online pela WebTV da OAB SP no YouTube.

A princípio o lançamento seria semana passada, mas a data mudou devido à grande adesão de entidades de vários setores da sociedade civil, somando mais de 400 delas, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a OAB SP – por meio de sua Comissão de Direitos Humanos, Centrais Sindicais, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), União Nacional dos Estudantes (UNE) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

A manifestação pública é reflexo de decisões do Governo Federal, como o veto à autorização de gastos especiais, que permitiriam a vacinação ampla à população. As entidades pedem a derrubada do veto presidencial, em todas as instâncias, pois sua manutenção coloca em risco a vida dos cidadãos.

A ação faz ainda um apelo para que a vacina não tenha viés político e para que a sociedade se mobilize junto aos governos estaduais e municipais para o início urgente da imunização.

O evento de apresentação do manifesto contará com as participações do presidente da OAB Nacional, Felipe Santa Cruz, do presidente da OAB SP, Caio Augusto Silva dos Santos, do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira, entre outros representantes de entidades que subscrevem o documento. A transmissão será realizada pela WebTV da OAB SP no YouTube, neste link.

Leia o manifesto abaixo:

 

ENTIDADES EXIGEM VACINAÇÃO JÁ!

Há um ano na China surgiram os primeiros sinais de uma nova doença, a Covid-19, provocada por um novo tipo de coronavírus. Em poucos meses, transformou-se numa pandemia mundial, provocando a maior e mais grave crise humanitária em tempos de paz, acentuando as condições de miserabilidade, especialmente entre aqueles mais expostos à vulnerabilidade, como os moradores em situação de rua, de comunidades periféricas e das comunidades tradicionais, todos com demandas urgentes de atendimento de saúde, atenção básica e renda para sobreviver.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) impôs uma série de restrições no modo de vida da população, quer seja pelo isolamento social, quer seja pela adequação aos protocolos e cuidados para aqueles e aquelas que continuaram nas funções laborais fundamentais, para que as condições mínimas de vida fossem mantidas, mesmo com risco de contaminação, como os profissionais de saúde, de assistência social, de segurança pública e de serviços essenciais.

Os números de contaminados e mortes são catastróficos, no mundo e no Brasil. Somadas as duas ondas da doença, o mundo chega, neste terceiro dia de 2021, aos 84 milhões de infectados, com 1,83 milhão de mortos, e o Brasil soma 7,7 milhões de doentes, com 195 mil mortos.

A urgência por vacinas que interrompam essa escalada mortífera fez com que houvesse um enorme esforço científico mundial, de laboratórios, fundações, universidades, instituições públicas e privadas, com pesquisas, testes e produção das esperadas vacinas, que alimentam as esperanças da humanidade pela cura. Desde outubro de 2020, as primeiras vacinas começaram a ter sua liberação final para uso em escala mundial.

Na contramão desse esforço, o Governo Federal, desde o início, tem a postura de negação da doença, e tenta impedir que os governos estaduais e municipais protejam as suas populações com isolamento social e, em alguns lugares, com o uso da paralisação completa da economia. Esses governos estaduais e municipais tiveram dificuldades em comprar equipamentos essenciais, como os usados em UTIs, respiradores, para salvar vidas e evitar que a pandemia ficasse completamente fora de controle.

As vacinas, que trazem um alento ao combate mais efetivo da Covid-19, mais uma vez não são prioridade do Governo Federal. O Congresso Nacional aprovou, na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), uma autorização prévia de gastos não vinculados às receitas para permitir que o Governo possa gastar no esforço da vacinação ampla. O Governo Federal, entretanto, vetou essa previsão legal.

O Brasil é um dos últimos países do mundo em que não há plano de vacinação, nem mesmo de compromisso de compras dos insumos básicos necessários para essa imunização. O Instituto Butantan e a Fundação Fiocruz se somaram aos esforços de China e Inglaterra, respectivamente, nas pesquisas e agora produção de vacinas que podem salvar milhões de vidas. A Anvisa, no entanto, impôs condições inaceitáveis para a liberação da produção e/ou a importação dos insumos para a sua produção.

Constata-se, assim, objetivamente, que todos esses esforços em busca da vacina, e até antes, no combate à pandemia, causaram uma clara divisão no país. O Governo Federal não só nega a doença como age contra o seu combate, numa clara demonstração de irresponsabilidade com a saúde e a vida da população.

O veto aos gastos especiais para a aquisição das vacinas, decidido pelo viés ideológico do ajuste fiscal, não se sustenta, pois são de maior monta os gastos com hospitais, com UTIs, com remédios, com a paralisia da economia, além de, principalmente, o valor inestimável da perda de vidas humanas.

Neste momento em que há vacinas disponíveis no mercado, o governo brasileiro não apresenta nenhum plano factível de imunização, não fez os acordos de compras que possam cobrir a população e tem posto em dúvida a eficácia das vacinas, propondo inclusive uma série de medidas protelatórias que, se cumpridas, impedirão a imunização no Brasil em 2021.

São importantes as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) de liberar a aquisição de vacinas disponíveis pelos governos estaduais, e, ao mesmo tempo, de que a Anvisa não pode dificultar a homologação das vacinas, seguindo a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

É preciso derrubar o veto, usar todas as instâncias e poderes para que se reverta essa decisão absurda do Governo Federal, que atenta contra a saúde pública e contra a vida.

Nesse sentido, as entidades que subscrevem esta nota entendem que é fundamental a mobilização da sociedade junto aos governos estaduais, como o de São Paulo, e aos prefeitos, para que a vacinação seja efetivada com urgência, sem qualquer empecilho que possa retardar o combate à doença, pois há novos picos diários de mais de 1.000 (mil) mortos e quase 50.000 (cinquenta mil) infectados, com hospitais e UTIs em risco de colapso.

Assim, as entidades defendem Vacinação, Já! Contra o veto presidencial sobre os gastos com a vacinação!

A Vacinação Já significa defender a vida, defender a Justiça social, o Direito Sanitário, a Democracia e o Estado de Direito, que são os compromissos basilares da advocacia e dos Direitos Humanos.

É urgente e é o que se precisa nesse momento tão grave.

3 de janeiro de 2021

 

Subscrevem o manifesto até o momento desta publicação:

Academia de Ciências de Pernambuco (ACP)

Academia Paulista de Direito (APD)

Academia Paulista de Direito do Trabalho (APDT)

Ação Educativa

Arrastão Movimento de Promoção Humana

Articul@ções da Unifesp – Diadema/SP

Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC)

Articulação de Mulheres Brasileiras

Associação Americana de Juristas – Rama Brasil

Associação Beneficente Estrela Dalva de Heliópolis

Associação Beneficente Irmã Edelfranca

Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas (ABRAT)

Associação Brasileira de Antropologia (ABA)

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC)

Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC)

Associação Brasileira de Ciência Ecológica e Conservação (ABECO)

Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF)

Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF)

Associação Brasileira de Comunicação Pública (ABCPública)

Associação Brasileira de Economistas Pela Democracia (ABED)

Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil)

Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM)

Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn)

Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBenBio)

Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ)

Associação Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine)

Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET)

Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciência e das Tecnologias (ESOCITE.BR)

Associação Brasileira de Etnomusicologia (ABET)

Associação Brasileira de Hispanistas

Associação Brasileira de Imprensa (ABI)

Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD)

Associação Brasileira de Limnologia (ABLimno)

Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN)

Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC)

Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE)

Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor)

Associação Brasileira de Psicologia Social (ABRAPSO)

Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)

Associação Brasileira de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Abrastt)

Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas- ABRAMD

Associação Cidade Escola Aprendiz

Associação Cultural da Comunidade do Morro do Querosene

Associação de Base dos Trabalhadores do Judiciário do Estado de São Paulo (ASSOJUBS)

Associação de Direitos Humanos do Alto Tietê e Adjacências

Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB)

Associação de Moradores do Jardim Casa Branca e Adjacências

Associação de Mulheres da Vila Pinheiros

Associação de Professores de Filosofia e Filósofos do Brasil (Aproffib)

Associação de Professores de Filosofia e Filósofos do Estado de SP

Associação de Servidoras e Servidores da Defensoria Pública do Estado de São Paulo (ASDPESP)

Associação dos Advogados Trabalhistas de SP

Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)

Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)

Associação dos Pesquisadores Científicos do Estado de São Paulo (APqC)

Associação dos Procuradores do Estado de São Paulo (APET)

Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (APESJF)

Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho

Associação Franciscana de Solidariedade (Sefras)

Associação Habitacional em Defesa da Moradia e Meio Ambiente

Associação Juízes para a Democracia (AJD)

Associação Mineira de Advogados Trabalhistas (AMAT)

Associação Nacional da Advocacia Negra (ANAN)

Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (Anatorg)

Associação Nacional de História (ANPUH)

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ANPARQ)

Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR)

Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED)

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)

Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (ANPEGE)

Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (ANPUR)

Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF)

Associação Povo em Ação pela Qualidade Social e Vida Sustentável

Associação Prato Cheio

Associação Profissão Jornalista (APJOR)

Associação Projetos Integrados de Desenvolvimento Sustentável de São Paulo

Associação Prudentina de Prevenção a AIDS (APPA)

Associação Rede Rua

Associação Viva a Diversidade LGBT de Diadema

Bancada Hip Hop

Brigada pela Vida de São Paulo

Casa da Criança e do Adolescente Santo Amaro Grossarl

Casa Laudelina de Campos Mello – Organização da Mulher Negra

CEDECA Interlagos

Central dos Movimentos Populares (CMP)

Central Única dos Trabalhadores (CUT)

Central, Sindical e Popular Conlutas (CSP Conlutas)

Centro Acadêmico 22 de agosto- Direito/PUC/SP

Centro Acadêmico XI de agosto- Direito/USP/SP

Centro de Direitos Humanos e Educação Popular do Campo Limpo (CDHEP)

Centro de Direitos Humanos e Memória Popular

Centro de Psicologia Aplicada ao Trabalho do Instituto de Psicologia da USP (CPAT – IPUSP)

Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidades da Universidade do Estado da Bahia.

Centro Evangélico Brasileiro e Ecumênico de Pastoral (CEBEP)

Centro Itaquerense das Famílias Amigas (CIFA/Itaquera)

Centro Santo Dias de Direitos Humanos

Clube Brasileiro de Purinas (CBP)

CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – Regional Sul1

Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE)

Coletivo ALMA – Maiorca, Espanha

Coletivo Andes em Luta (CAEL)

Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa

Coletivo Bar do Mutcho

Coletivo das Advogadas do Brasil

Coletivo de Assistentes Sociais Resistência e Luta de Sergipe

Coletivo de Mulheres e Gênero “Impacto Feminista” de Mogi das Cruzes

Coletivo de Negras e Negros de Taboão da Serra e Região

Coletivo Enfrente

Coletivo Flores pela Democracia

Coletivo Marielle Franco de Mulheres da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Coletivo Memória e Utopia

Coletivo Palmares – Bordeaux França

Coletivo por um Brasil Democrático (CPBD-LA) – Los Angeles, EUA

Coletivo Tecendo Democracia

Coletivo Terapeutas Solidários

Coletivo Transforma MP

Collectif Alerte France Brésil / MD18

Colletivo Marielle Franco- Ravenna Italia.

Comissão da Advocacia Assalariada da OAB/SP

Comissão da Advocacia Pública OAB/SP

Comissão da Diversidade Sexual e Gênero OAB/SP

Comissão da Igualdade Racial OAB/SP

Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP

Comissão da Verdade da Escravidão no Brasil da OAB/SP

Comissão das Sociedades de Advogados da OAB/SP

Comissão de Cultura e Eventos da OAB/SP

Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais da OAB/SP

Comissão de Direito Administrativo da OAB/SP

Comissão de Direito Constitucional da OAB/SP

Comissão de Direito do Terceiro Setor da OAB/SP

Comissão de Direito Eleitoral da OAB/SP

Comissão de Direito Militar da OAB/SP

Comissão de Direito Previdenciário da OAB-SP

Comissão de Direito Sanitário da OAB/SP

Comissão de Direitos Humanos da OAB/SP

Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB

Comissão de Igualdade Racial da OAB de Mogi das Cruzes-SP

Comissão de Justiça Restaurativa OAB/SP

Comissão de Política Criminal e Penitenciária da OAB/SP

Comissão de Processo Penal da OAB/SP

Comissão de Recepção e Visitas da OAB/SP

Comissão de Relacionamento com o TRF 3ª Região da OAB/SP

Comissão de Representação Junto à Área Contábil da OAB/SP

Comissão de Segurança Pública da OAB/SP

Comissão de Seleção e Inscrição da OAB/SP

Comissão Especial de Direito Desportivo da OAB/SP

Comissão Especial de Direito Penal da OAB/SP

Comissão Justiça e Paz de São Paulo

Comitê Defend Democracy in Brazil – New York

Comitê Lula Livre England Oxford

Comitê São Paulo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação

Confederação das Mulheres do Brasil (CMB)

Confederação dos Trabalhadores Municipais do BR Confetam-CUT

Congresso Nacional de Lutas Contra o Neoliberalismo

Conselho Estadual dos Direitos da Mulher do Rio de Janeiro (CEDIM-RJ)

Conselho Federal da OAB – Presidente Felipe Santa Cruz

Conselho Federal de Serviço Social (CFESS).

Conselho Nacional do Laicato Brasileiro (CNLB)

Conselho Nacional do Laicato Brasileiro/Guarulhos (CNLB Guarulhos)

Conselho Regional de Psicologia – Pernambuco (CRP 2ª região)

Conselho Regional de Psicologia de São Paulo

Conspiração Socialista

Diadorim – Centro de Estudos de Gênero, Raça/Etnia e Sexualidade da Universidade do Estado da Bahia.

Educafro

Escola de Cidadania da Zona Oeste – Butantã

Escola de Cidadania José de Souza Cândido da Diocese de Mogi das Cruzes

Escola de Fé e Política Waldemar Rossi

Escola de Psicanálise dos Fóruns do Campo Lacaniano (EPFCL-BRASIL)

Espaço Cultural Jd Damasceno

Face Original

Federação de Sociedades de Biologia Experimental (FeSBE)

Federação dos Trabalhadores Municipais do Estado de São Paulo (Fetam/CUT-SP)

Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)

Federação Nacional dos Metroviários (FENAMETRO)

Federação Nacional dos Psicólogos

Federação Nacional dos Urbanitários (FNU)

Federación Internacional de Resistencia Migrante en España (FIRMES)

Fórum da Cidade de Acompanhamento de Políticas Públicas da População de Rua

Fórum das Pastorais Sociais da Região 1 da Diocese de Campo Limpo

Fórum de Assistência Social da Cidade de São Paulo

Fórum de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente do Butantã (FoCA – BT)

Fórum de Promoção da Liberdade Sindical no Estado do Espírito Santo

Fórum de Saúde do Campo Limpo

Fórum de Sustentabilidade do Butantã

Fórum Hip Hop do Município de São Paulo

Fórum Livre de Combate ao Racismo de São Bernardo do Campo

Fórum Municipal de Economia Solidária de Guarulhos

Fórum Nacional de Usuários do SUAS FNU-SUAS

Fórum Popular de Saúde da Zona Leste – SP

Fórum Verde Permanente dos Parques, Praças e Áreas Verdes de São Paulo

Frente Ampla Democrática pelos Direitos Humanos (FADDH)

Frente Ampla em Defesa da Saúde dos Trabalhadores

Frente de Evangélicos pelo Estado de Direito

Frente Democrática Oxford

Frente Feminista de Esquerda do Alto Tietê

Frente Pela Vida – Mulheres de Presidente Prudente/SP

Geledés Instituto da Mulher Negra

Grupo de Fé e Política do ABC Paulista

Grupo Prerrogativas

Grupo Tortura Nunca Mais SP

Grupo Trabalho Pesquisa Capital da Faculdade de Direito USP (GTPC)

Igreja Povo de Deus em Movimento (IPDM)

Ile À?? Olú Aiye Ati Iya Omi

Iniciativa Direito à Memória e Justiça Racial

Instituto Brasileiro de Advocacia Pública (IBAP)

Instituto Cultiva

Instituto de Defesa de Direito de Defesa (IDDD)

Instituto dos Advogados Brasileiros

Instituto EcoVida – AP, AM, AC, PA, RR, PB, MA, PE, SE, SP, RJ, DF, RS

Instituto HaPHirma pelo Desenvolvimento Humano Integral

Instituto Macuco

Instituto Patrícia Galvão – Comunicação e Mídia

Instituto Paulo Freire

Instituto Pedro Henrique de Direitos Humanos

Instituto Trabalho, Indústria e Desenvolvimento (TID-Br)

Instituto Vladimir Herzog de Direitos Humanos

Laboratório de Estudos do Imaginário do Instituto de Psicologia da USP (LABI – IPUSP)

Levante das Mulheres Brasileiras – Mulheres Derrubam Bolsonaro

Linhas de Sampa/SP

Linhas de Santos/SP

Linhas do Horizonte/MG

Linhas do Itapeti/SP

Linhas do Mar/ Caraguatá SP

Linhas do Rio/RJ

Luta Popular

MNQRC- Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe

Movimento Comunitário Trabalhista do Estado de São Paulo

Movimento da Advocacia Trabalhista Independente (MATI)

Movimento da População em Situação de Rua do Rio Grande do Norte

Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos da Cidade de São Paulo (MOVA-SP)

Movimento de Mulheres Judias Me dê sua Mão

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST/SP

Movimento em Defesa da Vida do ABC

Movimento Estadual da População em Situação de Rua de SP

Movimento Independente Mães de Maio

Movimento Mães de Maio

Movimento Mulheres em Luta (MML)

Movimento Nacional da População em Situação de Rua

Movimento Nacional das Cidadãs PositHIVas (MNCP)

Movimento Nacional de Direitos Humanos de SP – MNDH/SP

Movimento Nacional de Luta pela Defesa da População em Situação de Rua – MNLDPR

Movimento Nacional de Oposição Bancária (MNOB)

Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua

Movimento Negro Unificado (MNU)

Movimento Nosso Jardim Helena – Zona Leste de São Paulo

Movimento Parque Chácara do Jóquei

Movimento Sem Teto do Centro (MSTC)

Mulheres na Luta Pela Democracia

Museu Bajubá

Nossa Igreja Brasileira – Igreja Batista/RJ

Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos (OVP-DH)

Observatório Judaico dos Direitos Humanos no Brasil “Henry Sobel”

Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento (ONDAS)

Ocupação Nove de Julho

Organização de Auxílio Fraterno (OAF)

Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Cocaia/Guarulhos

Paróquia Nossa Senhora de Fátima da Vila Fátima – Guarulhos/SP

Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Itaquera/SP

Pastoral das Pessoas com Deficiências da Diocese de São Miguel Paulista

Pastoral de Educação do Regional Sul 1 da CNBB

Pastoral dos Idosos da Diocese de São Miguel Paulista

Pastoral Fé e Política da Arquidiocese de São Paulo

Pastoral Fé e Política da Diocese de Campo Limpo

Pastoral Fé e Política da Diocese de Guarulhos

Pastoral Fé e Política da Região Belém da Arquidiocese de São Paulo

Pastoral Fé e Política do Regional Sul 1 da CNBB

Pastoral Operária da Diocese de Campo Limpo

Pastoral Operária Metropolitana de São Paulo

Projeto Técnicos e Sociais (Projetech)

Psicanalistas Unidos pela Democracia (PUD)

Quilombo Dandara.

Rede Brasileira de Redução de Danos e Direitos Humanos (REDUC)

Rede de Apoio às Famílias das Vítimas do Covid

Rede de Entidades e Forças Sociais do Butantã (Rede Butantã)

Rede de Escolas de Cidadania do Estado de São Paulo (REC-SP)

Rede de Estudos e Monitoramento Interdisciplinar da Reforma Trabalhista (Remir)

Rede de Historiadores e Historiadoras LGBTQIA+

Rede de Proteção e Resistência contra o Genocídio

Rede Irerê de Proteção à Ciência

Rede Nossa Mogi das Cruzes

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

Semana Tereza de Benguela da Baixada Santista

Sessão Sindical dos Docentes da Unioeste (ADUNIOESTE)

Sindicato das Psicólogas e Psicólogos do Estado de São Paulo

Sindicato das Sociedades de Advogados de SP e RJ (Sinsa)

Sindicato do Procuradores do Estado, das Autarquias, Fundações e das Universidades Públicas de São Paulo (SINDPROESP)

Sindicato dos Advogados de São Paulo (SASP)

Sindicato dos Agentes Fiscais de Rendas do Estado de São Paulo (Sinafresp)

Sindicato dos Bancários do Rio Grande do Norte (SEEB-RN)

Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região

Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema (SINDEMA)

Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo

Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos

Sindicato dos Metalúrgicos do ABC

Sindicato dos Metroviários de São Paulo

Sindicato dos Nutricionistas do Estado de São Paulo (SindiNutri-SP)

Sindicato dos Petroleiros do Estado do Rio de Janeiro (SINDIPETRO/RJ)

Sindicato dos Petroleiros do Pará, Amazonas, Maranhão e Amapá

Sindicato dos Procuradores do Estado, das Autarquias, das Fundações e das Universidades Públicas do Estado de São Paulo (Sindiproesp)

Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco-APUBH

Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco-APUBH

Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP)

Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) – Sub-Sede Guarulhos

Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP) – Subsede Poá/Ferraz de Vasconcelos

Sindicato dos Professores e Professoras de Guarulhos (Sinpro Guarulhos)

Sindicato dos Químicos e Plásticos de São Paulo

Sindicato dos Técnicos Administrativos do Rio Grande do Norte (Sintest-RN)

Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais do ABC

Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Estadual das Cidades de Caieiras e São Paulo (SINDJESP)

Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado de São Paulo (SINTRAJUD/SP)

Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos do Judiciário Estadual na Baixada Santista, Litoral e Vale do Ribeira do Estado de São Paulo (SINTRAJUS)

Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SINTAEMA)

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde-RN)

Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência no Estado de São Paulo (SINSPREV SP)

Sindicato dos Trabalhadores na Administração Pública e Autarquias no Município de São Paulo (Sindsep/SP)

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação de São José dos Campos e Região (STA)

Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Estado de São Paulo (Sindsef-SP)

Sindicato Nacional dos Analistas-Tributários da Receita Federal do Brasil (CEDS-SP e DSSP)

Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN)

Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União / Seção SP (SindMPU-SP)

Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional -Seção Sindical IFSC (SINASEFE-IFSC)

Sindicato Nacional dos Trabalhadores de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário (SINPAF)

Sindicato Nacional dos Trabalhadores do IBGE / Núcleo SP (ASSIBGE-SN/SP)

Sociedade Astronômica Brasileira (SAB)

Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)

Sociedade Brasileira de Biologia Celular (SBBC)

Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq)

Sociedade Brasileira de Economia Ecológica (ECOECO)

Sociedade Brasileira de Ecotoxicologia (Ecotox.Br)

Sociedade Brasileira de Eletromagnetismo (SBMAG)

Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB)

Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC)

Sociedade Brasileira de Farmacognosia (SBFGnosia)

Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE)

Sociedade Brasileira de Genética (SBG)

Sociedade Brasileira de Geologia (SBGeo)

Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC)

Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE)

Sociedade Brasileira de Imunologia (SBI)

Sociedade Brasileira de Matemática (SBM)

Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC)

Sociedade Brasileira de Microbiologia (SBMicro)

Sociedade Brasileira de Microeletrônica (SBMicro)

Sociedade Brasileira de Ornitologia (SBO)

Sociedade Brasileira de Ótica e Fotônica (SBFoton)

Sociedade Brasileira de Pesquisa em Materiais (SBPMAT)

Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT)

Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ)

Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB)

SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia

SOS Fascism in Brazil: Press Reports

Uneafro Brasil

União Brasileira de Mulheres

União da Juventude Socialista (UJS)

União dos Movimentos de Moradia de São Paulo (UMM)

União Geral dos Trabalhadores (UGT)

União Nacional dos Estudantes (UNE)

União Nacional por Moradia Popular

Uniduniler Todas as Letras

 

SBPC