Acontece no APUBH, Notícias

APUBH participa de seminário e debate sobre o “Future-se” na UFMG

O Sindicato de Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBH UFMG+ participou ontem, 13 de agosto, do seminário e debate sobre o projeto do MEC “Future-se, promovido pelo Conselho Universitário da UFMG, que instituiu um grupo de trabalho dedicado à proposta. A conclusão foi de que o “Future-se” é “obscuro e amplo”.

A professora da Fafich/UFMG e presidenta do APUBH Maria Stella Brandão Goulart representou o Sindicato no evento, que também contou com a participação de representantes do Sindifes, DCE/UFMG e APG/UFMG.

Em sua fala, a professora Stella ressaltou o papel dos três setores que reinvindicaram a inclusão do debate dentro das atividades da Greve do dia 13 de agosto. Segundo ela, o “Future-se” “destrói a carreira docente, destrói o futuro, destrói a nossa história e o patrimônio que construímos nas universidades”. Stella também expressou forte repúdio ao encontro do Confies com o Ministério da Educação, visando a participação das Fundações de Apoio  no “Future-se”, atropelando o debate universitário.

A presidenta do APUBH também cobrou um posicionamento claro e expresso do Andifes. “Nós queremos escutar um redondo ‘NÃO!’ que venha da associação nacional, e não apenas de cada um de nós”.

A mesa expositora teve a participação da reitora da UFMG, Sandra Goulart  Almeida, o vice-reitor Alessandro Moreira, a procuradora-chefe adjunta da Procuradoria Federal na UFMG, Ludmila Meira Maia Dias, a diretora de Relações Institucionais, Ana Flávia Machado, e o chefe de gabinete Rui Rothe-Neves. Os expositores apresentaram as incongruências e lacunas do projeto de lei,  que abrem margem para múltiplas interpretações que ameaçam a autonomia financeira, administrativa e acadêmica das IFES.