Acontece no APUBH, Notícias, Notícias - Andes

APUBH participa de encontro do ANDES-SN sobre carreira EBTT e Ensino Básico

Nos dias 29 e 30 de setembro de 2023 (sexta e sábado), o professor do Centro Pedagógico da UFMG e diretor de Territórios em Movimento: Arte, Cultura, Direitos Humanos e Diversidade do APUBH, Paulo Henrique Pinto Coelho Rodrigues Alves, representará o sindicato no IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira EBTT e Ensino Básico das Instituições Estaduais e Municipais do Ensino Superior.   O evento ocorrerá na sede do ANDES-SN em Brasília.

Em notícia publicada pelo ANDES, a professora Jennifer Webb Santos, 1ª tesoureira do Sindicato Nacional e integrante da comissão organizadora do Encontro, falou sobre as perspectivas para o evento: “O IV Encontro Carreira EBTT e Ensino Básico das IEES/IMES terá como mote os debates em torno, principalmente, da carreira docente. Em especial, vamos tratar sobre temas que afetam a estrutura da carreira, tais como as progressões e as promoções. Teremos uma mesa sobre a carreira única de professor federal, que envolve diretamente as e os docentes EBTT, e que é uma pauta já consolidada no nosso sindicato”.

O painel “A luta conjunta da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e Magistério Superior” marca o início do Encontro no dia 29 de setembro. No mesmo dia, os docentes ainda participam de uma sessão sobre “Relatos de experiências: enfrentamentos e possibilidade de organização e luta”.  Já o segundo dia do Encontro começa com um painel sobre Carreira única professor(a) federal e carreira nas estaduais. Em seguida, estarão em debate os desafios das especificidades EBTT no ensino-pesquisa-extensão. O novo Ensino Médio será o tema das atividades finais do Encontro: Exibição do documentário: nem (novo ensino médio): um fracasso anunciado do Diretor Carlos Pronzato; e um debate sobre a Reforma do Ensino Médio – excludente, precário e alienante.

Cabe lembrar que o APUBH tem marcado presença como convidado das atividades do ANDES-SN, nos últimos anos, num processo legitimado em assembleia docente de reaproximação com o Sindicato Nacional, visando uma maior participação e exercício de voto e voz nos espaços nacionais de luta em defesa dos interesses e direitos da categoria docente federal.