Notícias

Andifes alerta: Universidades podem parar de funcionar em 2022 por falta de verbas

Os cortes na Educação vêm há muito ameaçando o funcionamento das Universidades Federais. A falta de verba impediria o pagamento de despesas como água, luz, manutenção da infraestrutura e pagamento de funcionários terceirizados. Essa ameaça, porém, está cada vez mais próxima de ser concretizada.

Em documento formulado pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES) e entregue ao deputado Hugo Leal (PSD-RJ), relator do Projeto de Lei Orçamentária de 2022, a Associação afirma que há um rombo de aproximadamente R$ 1,8 bilhão no orçamento para garantir o funcionamento das 69 Universidades Federais do país. O Orçamento aprovado até então é de apenas R$ 5,1 bilhões para gastos discricionários – funcionamento, obras, contratação de serviços de terceirização de mão de obra e despesas com assistência estudantil. O montante é insuficiente para cobrir todas as despesas das universidades públicas para garantir o seu pleno funcionamento. É mais uma ferida de morte para o ensino, pesquisa e extensão em nível superior do país.

O APUBHUFMG+ também constrói a luta contra os cortes na educação. Em 2021, estivemos nas ruas em vários momentos com outras entidades da educação (professores, técnicos e estudantes) gerando  espaços de discussão. O sindicato se fez e continuará presente nessa luta por saber o quão significante para a educação é a alteração da Lei Orçamentária de 2022.

A ação mais recente produzida  pelo APUBH em conjunto com outras entidades da educação (professores, técnicos e estudantes) de Belo Horizonte e região aconteceu no dia 26 de outubro, em frente à Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Nesse dia reforçamos nosso compromisso com a Educação, a pesquisa, a ciência e a Defesa das Universidades públicas. Leia mais sobre o dia 26 de outubro: https://bit.ly/3EJ7PSv

Colabore com essa lutado seu Sindicato e fortaleça a defesa das Universidades e da Educação Públicas!