Notícias

ALMG abre inscrições para etapa final do Fórum Técnico Minas Gerais pela Ciência

Terminam no dia 22/11, às 15 horas, as inscrições para a etapa final do Fórum técnico Minas Gerais pela Ciência – por um Desenvolvimento Inclusivo e Sustentável. O encontro encerra um ciclo de debates, consulta pública, audiências públicas e encontros regionais realizados, durante o ano de 2024, com o objetivo de, conforme regulamento, “elaborar Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Minas Gerais, de forma a reduzir as desigualdades social, de gênero e de raça e garantir a recuperação, a conservação e a proteção ambiental, e a sustentabilidade”.  

A etapa final acontece nos dias 25, 26 e 27 de novembro de 2024 e é promovida pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em parceria com diversas instituições públicas e privadas de ensino e pesquisa, sindicatos e associações de professores e trabalhadores em educação, a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)- MG, entre outras.  O APUBHUFMG+ participa do Fórum desde a sua criação em 30 de setembro de 2019.  

Os trabalhos desenvolvidos para e pelo Fórum têm dois eixos temáticos principais: a) Estruturante e b) Estratégico. O primeiro contempla a Estrutura da política de ciência, tecnologia e inovação no Estado. Já o segundo envolve os subtemas: Desenvolvimento social e qualidade de vida; Natureza e sociedade; Cidades inteligentes, sustentáveis e criativas. 

De acordo com o regulamento, a etapa final tem como objetivos: “I – analisar, consolidar e aprovar as contribuições oriundas da etapa de regionalização e da consulta pública, formatando um documento final do evento; II – eleger um comitê de representação para acompanhar as discussões e para sugerir e avaliar possíveis desdobramentos para as propostas aprovadas no fórum técnico”.  

Em todas as etapas preparatórias do Fórum, foram concebidas,  coletiva e democraticamente, significativas contribuições para a elaboração de “um marco legal do desenvolvimento científico no Estado (ALMG)” balizado  pelos princípios das autonomias administrativa e financeira, da democracia, da preocupação com o meio-ambiente, com o uso responsável dos recursos naturais e pelo reconhecimento do papel fundamental da educação, da pesquisa, da universidade, da ciência e da inovação para o desenvolvimento econômico-social do estado e do país. 

Esse novo marco configura-se em um importante instrumento de luta e proteção contra as tentativas de privatização do ensino, do esvaziamento das agências de fomento à pesquisa, de sucateamento das universidades e de alinhamento com os interesses do mercado em detrimento do compromisso com os interesses do povo e com desenvolvimento do estado. Nesse sentido, torna-se ainda mais crucial, a participação massiva de professore(a)s e pesquisadore(a)s nos dias 25, 26 e 27/11 para que garantam a aprovação das propostas e barrem as tentativas do governo de Minas de destruir o projeto. Entidades, como a SBPC- MG, estão fazendo um importante trabalho de sensibilização e incentivo à participação. A Hora é agora e somente com uma grande mobilização poderemos aprovar esse marco para a ciência no estado.

Inscreva-se e participe: https://www.almg.gov.br/participacao/eventos/2024/forum-tecnico-minas-gerais-pela-ciencia/programacao/etapa-final/ 

Saiba mais sobre o Fórum: https://www.almg.gov.br/acompanhe/eventos/hotsites/2019/forum-tecnico-ciencia/?albPos=1