Notícias

Academia Brasileira de Ciências publica revista para parlamentares

Fonte: Com informações da ABC e SBPC

Publicação traz informações para orientar a votação contra o veto presidencial aos recursos para o FNDCT

O FNDCT gera Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento” é o título da revista lançada no último dia 08 de fevereiro pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Destinada aos parlamentares brasileiros (deputados federais e senadores), a publicação traz “informações fundamentais que podem auxiliar os parlamentares a entender a importância da liberação dos recursos contingenciados, para que sejam aplicados naquilo a que foram destinados: ciência, tecnologia e inovação – ou seja, num futuro melhor para o país e no bem-estar da população brasileira”, diz texto publicado pela ABC. Confira a publicação: http://www.abc.org.br/wp-content/uploads/2021/02/Revista_FNDCT_ABC.pdf

Nas últimas semanas, a comunidade científica de todo o país tem feito uma intensa mobilização para tentar derrubar os dois vetos presidenciais ao Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 135/2020, um dos quais é o impedimento da liberação dos recursos do FNDCT que estavam na reserva de contingência do ano de 2020 (R$ 4,3 bilhões). Uma das ações propostas para tentar salvar os recursos da ciência no Brasil é o abaixo-assinado criado pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em parceria com a Iniciativa para Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.br) e a Academia Brasileira de Ciências (ABC). O documento, que conta com o apoio de mais de 90 entidades científicas, acadêmicas e tecnológicas de todo o país, pode ser acessado neste link: https://bit.ly/2Z2g5dF    Até a presente data (10/02), o abaixo-assinado já tem mais de 90 mil assinaturas, e a meta é atingir 1 milhão.

Outra iniciativa com forte adesão das comunidades acadêmica e científica foi o tuitaço realizado na noite da última terça-feira, 09 de fevereiro, com a #ciênciasalva. Os esforços mencionados são para evitar a paralisação da ciência no país. Os cientistas e suas entidades têm também conclamado a sociedade a enviar mensagens aos deputados e senadores pedindo para que salvem a ciência. No site Ciência Salva, é possível encontrar modelos de mensagens e os e-mails dos parlamentares.

Cabe ressaltar que, sob esta pandemia do novo coronavírus, é a ciência que, apesar dos poucos recursos, tem apontado os caminhos e possibilitado o salvamento de milhares de vida no país.