Notícias

Abram as portas para a saúde: o passaporte da vacina como garantia de segurança sanitária para alunos, professores e TAE’s

No dia 11 de novembro, visando a segurança dos e das estudantes e no bem estar dos profissionais da educação, a Universidade de Brasília (UnB) aprovou em seu Conselho de Administração (CAD) a obrigatoriedade da apresentação do comprovante de vacinação completo contra a COVID-19 para acessar espaços como o Restaurante Universitário e a Biblioteca Central do campus.

Essa medida vem de encontro ao estudo social produzido pela UnB cujo resultado preliminar aponta que 98% dos estudantes estão completamente imunizados ou já tomaram a primeira dose. Entre os técnicos- administrativos, o índice é de 97%, e, entre os docentes, é de 99%. O retorno às aulas, em sistema híbrido, na instituição está previsto para 17 de janeiro de 2022 e a vacinação quase total da comunidade universitária garante uma retomada mais segura das atividades acadêmicas. Ou seja, a vacinação de toda a comunidade acadêmica é a única alternativa para a retomada das atividades acadêmicas presenciais com muito mais segurança.

Em Belo Horizonte, o 2º semestre letivo da UFMG foi retomado sem que grande parte dos jovens entre 20 e 30 anos tenha tomado a segunda dose da vacina. O restaurante universitário e a biblioteca universitária são abertos ao público com restrição apenas do número de pessoas em suas dependências. Não há a exigência da apresentação do cartão de vacinação. Como garantir a segurança sanitária da comunidade acadêmica sem a comprovação da vacinação? Ainda há o problema do fornecimento de EPI’s para professores, alunos e técnicos, ventilação adequada dos ambientes e outras questões ligadas à segurança sanitária nas unidades, entre outros espaços.

É hora de nossa comunidade  conscientizar os e as estudantes, professores, técnicos, diretores e reitores para a necessidade do passaporte sanitário nos espaços públicos da UFMG. Queremos uma retomada presencial com segura, de qualidade e com garantias para o bem estar da comunidade acadêmica.