A história de lutas da categoria em discussão no Ciclo de Debates ‘Carreira Docente e Previdência’
O terceiro seminário o Ciclo de Debates “Carreira Docente e Previdência” foi ao ar na última segunda-feira (27/05), por meio do Canal do APUBHUFMG+ no YouTube. Organizada pelo Comando Local de Greve na UFMG e pelo sindicato, a iniciativa das ações do nosso movimento grevista na universidade. Em meio ao nosso movimento grevista, as regras previdenciárias são um tema fundamental para discutirmos as nossas pautas de reestruturação das carreiras da educação e de recomposição salarial. Assista: https://www.youtube.com/live/ILQLqYSP6Y8?si=2PgjNkfKES-ba5MR
Nesta atividade online, recebemos o professor Luiz Henrique Shuch para debater o tema “A Carreira Docente – Uma Importante História de Lutas”. O convidado é professor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), assim como já foi presidente da ADUFPEL Sind e do ANDES-SN. Ele foi ainda vice-reitor da UFPEL, e nessa condição membro da Comissão de Orçamentos e Autonomia Universitária da ANDIFES.
A conversa foi conduzida pelo professor José Ângelo Gariglio, integrante do Conselho de Representantes de Unidades e do CLG/UFMG. Ao longo da transmissão, as pessoas que acompanhavam a transmissão puderam fazer comentários, assim como tirar dúvidas com o palestrante.
Luiz Henrique Shuch: o trabalho docente na construção das universidades é decisivo
Em sua fala, o professor Luiz Henrique fez um resgate histórico do movimento organizado pelas professoras e professores do magistério superior em nível federal. Shuch demonstrou, assim, como a conquista de direitos para o setor, incluindo a legislação previdenciária, está ligada à atuação do movimento sindical da categoria.
O convidado chamou a atenção, ainda, para a contribuição que o trabalho da universidade autônoma pode ter em relação à construção do futuro do país, enfrentando os grandes desafios sociais e ambientais, assim como na produção de novas perspectivas. Nesse sentido, ele reforçou o papel da luta docente para assegurar as bases para que esse papel possa ser desenvolvido.