Acontece no APUBH, Notícias - Andes

COMUNICADO ÀS PESSOAS FILIADAS AO APUBHUFMG+

Conforme deliberado em Assembleia de professores ocorrida no dia 03/04, o sindicato APUBH solicitou à Comissão Eleitoral Central (CEC) que organiza as eleições do ANDES-SN, que ocorrerão nos dias 10 e 11 de maio, a colocação de urnas na UFMG para permitir a participação de professoras e professores filiados ao APUBH nas eleições da entidade nacional.

Na assembleia foi lembrado que o APUBH não é uma seção sindical do ANDES- SN e que a consulta à base do nosso sindicato tinha como motivação o fato de que o ANDES-SN aceitou a candidatura do professor e das professoras da UFMG nas três chapas concorrentes, por serem os mesmos, filiados ao APUBH. *As candidaturas dos professores e professoras foram, inclusive, homologadas pela Comissão Eleitoral Central.

Contudo, no último dia 6 de março, quinta-feira, nós, diretoria do APUBH, fomos surpreendida com a resposta da secretaria do ANDES-SN informando que a Comissão Eleitoral Central negou atender a deliberação da Assembleia Geral dos professores e professoras da UFMG e nos informou que o “APUBH não poderá organizar as eleições para a Diretoria do ANDES-SN Biênio 2023/2025, ficando assim de fora do colégio eleitoral”. De maneira direta, está negado o pedido que a UFMG seja parte do colégio eleitoral das próximas eleições do Sindicato nacional

De forma contraditória, a secretaria do ANDES-SN comunicou que a Comissão Eleitoral Central negou respeitar a vontade dos professores e professoras filiadas ao APUBH que, por deliberação em Assembleia, entenderam a importância de se posicionar na escolha dos futuros dirigentes e do grupo político que orientará o ANDES- SN nos próximos dois anos e que, por esta razão, solicitaram votar nas eleições em questão, bem como que o APUBHUFMG+, instância representativa dos docentes da UFMG, organizasse o processo eleitoral constituindo a Comissão Eleitoral Local .

Vale reafirmar que a categoria docente da UFMG tem representantes nas três chapas que concorrem à eleição do ANDES-SN, motivo pelo qual a decisão da Comissão Eleitoral Central é contrária a todos os princípios de democracia sindical que defendemos e que o próprio ANDES-SN afirma defender – é a vontade da base, por deliberação assemblear, que deve ser respeitada.

O APUBH informa que em momento algum solicitou sua adesão ao ANDES-SN, sendo a discussão, por ora, limitada à instalação de urnas na UFMG, para assegurar a ampla participação dos docentes filiados ao APUBH nas próximas eleições do ANDES-SN, conforme cogitado antes por aquela própria entidade.

Continuaremos lutando para que as pessoas docentes da UFMG tenham o direito de manifestarem seu voto nas eleições do ANDES-SN-2023, prevalecendo a sua vontade por deliberação assemblear.