Acontece no APUBH

O NADi deseja boas festas a toda categoria docente

O Núcleo de Acolhimento e Diálogo do APUBH aprofundou seu trabalho  em um contexto atípico: a pandemia do novo coronavírus. Esse contexto impôs inúmeros desafios à categoria docente e consequentes sofrimentos. O NADi esteve atento às demandas e necessidades da categoria, possibilitando reflexões sobre o trabalho, acolhimento e debates coletivos e servindo como  importante  instrumento de diálogo técnico e político do sindicato com os docentes. Para além das questões relativas à pandemia, várias outras temáticas se apresentaram ao longo da existência do núcleo, como as violências no cotidiano de trabalho, a competitividade incentivada no fazer laboral docente, o produtivismo, os impedimentos, a burocratização das atividades, entre vários outros aspectos relativos à organização, gestão e avaliação do trabalho.

Todo esse quadro reflete um cenário externo mais amplo: a naturalização dos princípios neoliberais dentro do ensino na esfera pública, os impactos sociais, políticos e econômicos que essa categoria vem sofrendo ao longo do tempo, especialmente nos últimos anos. Todas essas questões foram temas de rodas de conversas e lives ao longo do ano de 2021. Ao todo, foram realizadas cinco rodas de conversas com a categoria, com a participação de professores, professoras e demais profissionais da educação da UFMG, além de duas lives com temáticas relativas ao tema assédio no trabalho. Foram realizados, ainda, inúmeros atendimentos/acolhimentos individuais à categoria por meio do serviço de psicologia disponível no núcleo, além da promoção de debates e diálogos internos.

O NADi está disponível para a categoria docente e nesse clima deseja boas festas aos  docentes ativos e aposentados e seus familiares! Desejamos saúde, perseverança e força para as lutas que se farão necessárias no ano vindouro. Em 2022, continuaremos trabalhando em prol do debate coletivo sobre saúde com a categoria docente e pretendemos fortalecer os laços estabelecidos com professores e professoras. Conte conosco!

Assista aos vídeos das lives do NADi, em 2021, no Canal do APUBH UFMG+: