Acontece no APUBH

Mobilizar para reconstruir – NADi APUBH UFMG+ segue ativo frente às demandas de saúde dos e das docentes

O ano de 2023 começou com grandes desafios às pautas sociais, políticas, econômicas! É tempo de mobilização para a reconstrução! O APUBH UFMG+ continua sua jornada na atenção e acolhimento às demandas de professoras e professores e, por meio do seu Núcleo de Acolhimento e Diálogo (NADi/APUBH UFMG+), segue atuando nas demandas de saúde da categoria docente. Destaca-se que a luta por condições dignas de trabalho é fundamental para promoção de saúde, bem-estar e qualidade de vida dentro da Universidade!

O NADi permanece em atividade e está de portas abertas para acolher as demandas da categoria nesse ano que se inicia e, coletivamente, promover debates, intervenções e ações em prol da classe de professoras e professores.

No ano de 2022 vários debates foram promovidos de forma coletiva, dentre eles o ciclo “Saúde nesta crise?”. Neste ciclo foram realizadas três rodas de conversa entre os meses de setembro e outubro/22. As falas iniciais de professores convidados foram gravadas e os vídeos com recortes dos destaques estão disponíveis para toda categoria no link: https://bit.ly/3Hbv22m 

 

No primeiro dia o debate se deu em torno da temática “Trabalho, Universidade e Saúde Mental” e contou com a contribuição da professora Maria Elizabeth Antunes Lima. Em sua participação, destaca-se a defesa da abordagem da saúde mental como um elemento intimamente atrelado aos contextos social e histórico e, principalmente, ao processo de trabalho dentro da Universidade como condição fundamental para a desconstrução da ideia de que os adoecimentos mentais têm como causa única ou principal características individuais.

Já no segundo encontro, o tema foi “Progressão a que custo?” e contou com a contribuição do professor Francisco de Paula Antunes Lima.  Em sua participação, destaca-se a proposição de que um bom sistema avaliativo deve ser dinâmico, crítico e deve ser capaz de ser ele mesmo avaliado e modificado na medida em que falhas são identificadas, com participação efetiva de quem tem competência para tal que são os próprios docentes.

No terceiro encontro, o tema foi “Capitalismo e sua opressão na universidade” e contou com a participação e contribuição do professor Helian Nunes de Oliveira. Esse encontro reforçou ainda mais a necessidade de debater o sofrimento docente e o sofrimento na academia. Isso é fundamental para desnudar essa realidade tão silenciada e oprimida pela produtividade e desmistificar o sofrimento como oriundo em causas unicamente individuais. O engajamento da comunidade acadêmica na defesa de condições dignas, justas e satisfatórias de trabalho é fundamental para a defesa da própria Universidade Pública e do seu espaço laboral que tem como objetivo a contribuição social. Como destaca o professor: “Que as pessoas fiquem melhores ao participarem das instituições, em especial nas instituições de ensino”.

 

Conheça nosso material, participe das atividades do APUBH UFMG+ e do NADi/APUBH UFMG+. O Sindicato é um espaço de fundamental para as construções e resistências coletivas.