Acontece no APUBH

Professores, cuidado! O APUBH UFMG+ alerta para tentativas de golpe

Docentes da universidade receberam cartas sobre falsos benefícios. Confira as orientações do Sindicato para evitar transtornos.

 

O APUBH UFMG+ alerta para as tentativas de golpe, praticadas por estelionatários, nesse período de pandemia. Filiadas e filiados foram abordados, por meio de e-mail, telefone e de correspondências, enviadas pelos Correios.

A Assessoria Jurídica do APUBH explica que “o fato de as pessoas passarem mais tempo em casa e, em alguns casos, terem familiares enfrentando problemas financeiros causados pelo contexto pandêmico geraram um ambiente propício à proliferação dos golpes classificados como estelionato, crime previsto no art. 171 do Código Penal”.

Confira, a seguir, mais informações sobre as tentativas de golpe e as orientações do Sindicato, elaboradas com o apoio da Assessoria Jurídica do APUBH.

Cartas sobre falsos benefícios de créditos judiciais foram enviadas, recentemente, a docentes da universidade. As correspondências contêm informações sobre o(a)s professore(a)s, como o nome completo e, até mesmo, o CPF. Contudo observa-se que a carta não apresenta dados sobre a origem do suposto crédito, como o tribunal ou o número do processo a que se refere.

Cuidado! Essa é uma tentativa de golpe. Para tentar extrair dinheiro das vítimas, os golpistas informam que, para o recebimento do suposto benefício, o(a)s docentes precisam fazer o pagamento de despesas, como tributos, custos processuais, taxas, honorários, entre outros.

A carta informa benefícios com valores altos, além de períodos curtos para a quitação das supostas despesas. Isso contribui para pressionar as vítimas a tomarem decisões rápidas e impensadas, como realizar os depósitos e não checar a autenticidade das informações.

Em hipótese alguma, faça depósito ou transferência para contas bancárias sem a prévia verificação, pois pode se tratar de crime de estelionato e nessa hipótese não há qualquer garantia de obter o ressarcimento do valor depositado”, alerta a Assessoria Jurídica do APUBH.

Para evitar transtornos, o sindicato recomenda às filiadas e filados a sempre desconfiarem de mensagens, informando sobre supostos créditos e benefícios.

Em caso de dúvidas, conte com o apoio do APUBH UFMG+. O Sindicato possui um Setor Jurídico para orientar as professoras e os professores. Entre em contato com o APUBH, através do telefone 3441-7211 e do e-mail juridico@apubh.org.br, ou da assessoria jurídica do sindicato, por meio do telefone: 3291-9988.