10/03/20 – Assembleia do APUBH, na FaE

As professoras e os professores da UFMG e da UFSJ/Ouro Branco aprovaram adesão à Greve Nacional da Educação, no dia 18/03. A decisão foi tomada em assembleia, realizada hoje (10/03), na FaE/UFMG.Com a medida,a categoria sinaliza oposiçãoaos ataques à Ciência e à Universidade Pública, promovidos pelo governo Bolsonaro. Os constantes cortes e medidas antidemocráticas ameaçam a produção de conhecimento no ensino superior e no setor de CT&I, o que gera sérios prejuízos para todo o país. Outro ponto em questão é o cerceamento da autonomia universitária.

Os docentes também se manifestam contra as medidas de sucateamento do serviço público federal eperseguição aos seus trabalhadores. As medidas refletem a implementação de uma política econômica neoliberal em curso no país. Os professores das federais já sentem os efeitos dessas medidas na redução de salários, causada pelas novas alíquotas previdenciárias, presentes na “reforma” da Previdência.

Uma nova assembleia para definir os próximos passos da categoria foi deliberada para o dia das manifestações. No período entre as duas assembleias, os docentes estarão em estado de greve, promovendo ações de mobilização e conscientização da comunidade acadêmica e da população em geral.

A greve geral convocada para a próxima quarta-feira (18M) faz parte dos Atos pela Democracia, que vem sendo promovidos por entidades e movimentos populares no mês de março, em oposição ao autoritarismo do governo Bolsonaro.