Acontece no APUBH

Viva o SUS! APUBHUFMG+ na construção da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022

Entidades sanitárias e científicas, movimentos sociais, ex-ministros da Saúde e representantes de mandatos populares protagonizaram, no Dia Mundial da Saúde (07/04), o ato de lançamento da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022. Desde então, eventos preparatórios estão sendo realizados em diferentes partes do país, contando com atos públicos, debates e lives. Em Minas Gerais, a etapa estadual será promovida na Faculdade de Medicina da UFMG, no dia 16 de julho. Já a etapa nacional ocorrerá no dia 05 de agosto, em São Paulo/SP. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre as atividades.

Organizada pela Frente pela Vida, a iniciativa coletiva busca mobilizar e sensibilizar o poder público, as entidades do setor e toda a sociedade para o debate e a construção de políticas públicas e a defesa do Sistema Única de Saúde (SUS). O coletivo que alavanca a Conferência busca resgatar o espírito do movimento da Reforma Sanitária no Brasil, decisivo para a criação do SUS.

O APUBHUFMG+ integrou a plenária da Conferência Livre, no dia 30 de março, e o ato virtual de lançamento, sendo representado por sua presidenta, a professora Maria Rosaria Barbato. No espaço para informes, da Assembleia do sindicato da última quinta-feira (23/06), o professor Juarez Guimarães, do Departamento de Ciências Políticas da UFMG, relatou o diálogo promissor que teve com a diretoria do APUBHUFMG+ sobre a participação na Conferência, assim como em suas atividades preparatórias.

O acesso integral, universal e gratuito à Saúde Pública é um direito é um direto constitucional do povo brasileiro. Cabe a cada uma e cada um lutar para que o Estado garanta condições para o seu cumprimento e ampliação. Junte-se a nós na Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde. Viva o SUS! Fora governo Bolsonaro!