Acontece no APUBH

Virada da Independência: APUBH UFMG+ integrou o lançamento do Portal do Bicentenário

A iniciativa, construída coletivamente por docentes e entidades do setor da Educação, propõe uma reflexão crítica sobre a compreensão e o ensino da Independência do Brasil.

O Brasil está prestes a completar dois séculos de sua independência, declarada em 7 de setembro de 1822. A data acende a discussão sobre as conseqüências e desdobramentos desse acontecimento, e, sobretudo, fica o questionamento: será que, de fato, o Brasil atingiu a sua “independência”? Um conjunto de educadoras e educadores do país se mobilizou para repensar o significado e o ensino sobre esse tema, especialmente para a Educação Básica no país. Assim, foi pensado o Portal do Bicentenário da Independência.

A iniciativa, construída coletivamente por docentes e entidades do setor da Educação, propõe a reflexão crítica sobre a narrativa estabelecida sobre a efeméride. A proposta é que, através do portal, seja criado um espaço de referência para o conteúdo, que sirva de base para essa discussão. Conheça o conteúdo disponibilizado pelo Portal do Bicentenário, acessando o canal no Youtube e as páginas no Facebook e no Instagram.

Para marcar o lançamento do portal, instituições, professores e professoras se uniram para realizar a Virada da Independência, na véspera e no Dia da Independência deste ano (06 e 07/09). Por mais de 26 horas, foram transmitidas atividades educativas e culturais, em ambiente virtual.

Os Sindicatos Docentes e o Bicentenário

Dentro da programação da Virada, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil, desta semana, realizou uma edição especial dedicada ao tema. A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBH UFMG+, participou do debate “Os Sindicatos Docentes e o Bicentenário”, que integrou o conteúdo do programa. A conversa também contou com a presença da professora Denise de Paula Romano, coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), e da professora Marlei Fernandes Carvalho, da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A transmissão foi ao ar na noite de 06/09, pela Rádio UFMG Educativa.

A professora Maria Rosaria, em sua participação na conversa, ressaltou a importância do apoio do Sindicato ao portal. De acordo com ela, essa iniciativa é fundamental, ainda mais, nestes tempos de obscurantismo e perseguição ao pensamento crítico. “O negacionismo está por toda parte”, alertou a professora, e completou: “o próprio governo brasileiro está negando a dependência, não reconhece a nossa condição de periferia do mundo, que demanda por uma soberania de fato, e que nega também as formas de resistência, como formas de contraponto”.

Sobre o bicentenário, ela observou que a “independência do Brasil não foi revolucionária, foi uma independência conservadora e isso precisa ser lembrado”. A professora explicou que a independência só serviu aos interesses de uma elite privilegiada e excludente e, assim, essa situação ressoa com os tempos enfrentados atualmente. Nesse sentido, ela destacou a necessidade da compreensão da realidade e valorização do conhecimento, para enfrentar a atual conjuntura.

“Nós temos vivido, recentemente, uma imbricação entre neoliberalismo e processos autoritários. Tudo isso tem ganhado força no mundo todo. Com essa mistura, protagonizada pelo Governo Bolsonaro, nós temos tido uma série de retrocessos”, definiu a professora. Entre esses retrocessos, foi destacada a PEC 32, cuja luta contra a sua aprovação é uma das principais bandeiras de luta do APUBH UFMG+. A professora reiterou o compromisso combativo do Sindicato, como protagonista na luta de classes, em defesa da categoria dos servidores públicos e dos serviços prestados à população.

Coluna “Valorizando o Saber”: espaço do APUBH UFMG+ no Programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil

Além da participação no programa no lançamento do Portal, o APUBH UFMG+ é um parceiro do Pensar a Educação, Pensar o Brasil. Semanalmente, o Sindicato participa do programa, através da coluna “Valorizando o Saber”. Com esse espaço, o Sindicato amplia a sua rede de diálogo com a sociedade, para conversar sobre a importância do investimento público em serviços prestados à população brasileira, especialmente a Educação e as diversas formas de produção de conhecimento. Acompanhe a transmissão ao vivo da coluna, todas as segundas-feiras, às 21h30, no site: https://pensaraeducacao.com.br/