Acontece no APUBH

V Semana Negra do APUBH acontece nos dias 27 e 28 de novembro

Com o tema “Desafios na construção da democracia brasileira”, o APUBHUFMG+ promove nos dias 27 e 28 de novembro, a sua V Semana Negra.

A programação conta com importantes expoentes do movimento negro local e nacional. No dia 27 de novembro, segunda-feira, às 14 horas, a mesa de abertura contará com a participação da professora Maria Rosaria Barbato – presidenta do APUBHUFMG+, Cristina Del Papa – Coordenadora Geral do Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino – SINDIFES, Ana Maria da Silva Souza – representante do Diretório Central dos Estudantes da UFMG (DCE/UFMG) e Rita de Cássia Augusto, professora do Departamento de Língua Estrangeira do Colégio Técnico da UFMG.  Em discussão estará a seguinte questão: Qual é o Impacto das políticas sociais (política de cotas) para os docentes, os técnico-administrativos e os estudantes na UFMG? Quanto falta avançar?

Às 15h horas, Vera Lúcia Santana Araújo, advogada, integrante da Coordenação Executiva Nacional da Associação Brasileira de Juristas pela Democracia-ABJD e cotada para vaga no STF falará sobre os “Desafios da luta em defesa das mulheres negras, da igualdade racial e pela democracia”.

Já no dia 28 de novembro, terça-feira, às 14h, Luiz Paulo Bastos, Coordenador-Geral de Políticas para a Juventude Negra – Ministério da Igualdade Racial (MIR)  fará uma palestra sobre a “Criação do Ministério de Igualdade Racial no pós-reacionarismo: desafios e perspectivas”.

Nos dois dias do evento, após as palestras haverá debate, sessão de perguntas e atividades culturais. A V Semana Negra do APUBH acontece no auditório 4 da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG (Campus Pampulha) e haverá emissão de certificado de participação. A participação é sujeita à lotação do espaço. Os interessados podem se inscrever pela Plataforma Sympla até o dia 27/11: https://www.sympla.com.br/evento/v-semana-negra-do-apubh-ufmg-desafios-na-construcao-da-democracia-brasileira/2235895