Acontece no APUBH

UFMG se programa para volta das atividades acadêmicas presenciais

Atividades administrativas foram retomadas no dia 13/09 com 40% de ocupação. Previsão é de que o 2º semestre letivo de 2021 ocorra de forma híbrida

Com o avanço da vacinação e a melhoria dos indicadores epidemiológicos nas cidades em que a UFMG atua, a Universidade está se preparando para o retorno das atividades presenciais adotando o Ensino – Híbrido Emergencial (EHE).

Com a autorização da prefeitura de Belo Horizonte para volta às aulas presenciais do ensino superior na cidade, a UFMG deflagrou o início da etapa 2 do seu plano de retorno presencial em 13 de setembro. Com isso, foi autorizado o retorno das atividades administrativas em suas unidades e órgãos com ocupação de no máximo 40% da capacidade total dos espaços físicos das unidades.
Segundo a reitora, professora Sandra Regina Goulart Almeida, em matéria publicada no site da UFMG, cada unidade da Universidade está responsável pelo planejamento do retorno e os colegiados de cursos das atividades presenciais que estarão sendo adaptadas para este retorno.

No período letivo de 2021/1, 11 cursos estavam com atividades acadêmicas curriculares presenciais: Medicina, Fonoaudiologia, Radiologia, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Farmácia, Biomedicina, Odontologia e Medicina Veterinária. Porém, em março, com o agravamento da pandemia, a UFMG retornou à etapa 0 do plano, onde nenhuma atividade presencial estava autorizada.

A professora da UFMG e diretora da APUBHUFMG+, Maria Luiza Araújo, afirma e defende em entrevista para o Jornal da ADUFRJ que a UFMG precisa arcar com os equipamentos de proteção individual completos, posicionar tapetes para higienização dos pés, distribuir álcool em gel e máscaras para toda a comunidade. Como trabalhadores “precisamos exigir dos nossos empregadores equipamentos suficientes para quem estará arriscando suas vidas neste retorno”, afirma ela.

Em 28 de julho deste ano, em assembleia, os professores e as professoras da UFMG discutiram sobre o anúncio da resolução da universidade que regulamentará as atividades acadêmicas curriculares para o Ensino Híbrido Emergencial (EHE), aprovada em 19 de agosto pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG. Nessa assembleia, os professores e professoras aprovaram o envio pelo APUBH de ofício à Reitoria manifestando posição contrária à regulamentação da oferta de atividades acadêmicas no formato híbrido na UFMG para todos os seus cursos durante o período da pandemia da COVID-19. A manifestação resultou em uma reunião a pedido da reitoria da UFMG, em 20 de agosto, para discutir o retorno das atividades acadêmicas presenciais a partir da aprovação da Resolução n. 5/2021, que dispõe sobre a regulamentação do Ensino Híbrido Emergencial.

Nós, como sindicato, não descartamos a possibilidade de uma greve sanitária ou de medidas judiciais para a defesa da vida e saúde dos docentes, estudantes, técnicos e seus familiares, questão que será objeto de avaliação da categoria em futura assembleia.