UFMG presente na luta em defesa da Democracia e das liberdades democráticas
Não é sem espanto, mas com profunda preocupação, que vimos o Presidente da República atacar novamente a Democracia, ao fazer circular vídeos que convocam a população a se manifestar contra os Poderes Legislativo e Judiciário. Um ataque de características fascistas com uma convocação que conta com a participação de militares de alta patente, membros do seu governo. O mesmo exército que foi responsável pelo Golpe de 1964 e pela implantação de uma Ditadura que emplacou 21 anos de dor e sofrimento para o povo!
Tal ataque foi prontamente denunciado e repudiado por membros do STF, partidos políticos, ex-presidentes da República, o presidente do Congresso Nacional, Movimentos Sociais, Centrais Sindicais e associações profissionais, dentre outros.
As Diretorias do APUBH, do DCE/UFMG e do SINDIFES se juntam a essas muitas vozes na defesa da Democracia, denunciando a escalada autoritária do Presidente eleito, expressa em atos que estão a serviço da destruição dos direitos democráticos e econômicos, com vistas a abandonar de vez as conquistas da Constituição de 1988, nunca totalmente assimilada por parte das oligarquias do país.
Vimos conclamar os colegas para que, na condição de cidadãos, estejamos todos e todas presentes na Manifestação do 8 de Março – Dia Internacional da Mulher, nas Manifestações do dia 14 de março por justiça por Marielle Franco e no dia 18 de março – Dia Nacional de Luta em Defesa da Educação Pública, da Democracia, do Dia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público e dos direitos sociais, alguns já retirados e outros ameaçados por propostas de emenda à Constituição enviadas, recentemente, ao Congresso Nacional.
8M, 14M, 18 M: UFMG presente!!