Acontece no APUBH, Notícias

“Tomaz Aroldo”: Vídeodocumentário foi lançado no último 21 de agosto pelo APUBH

A noite de sexta-feira, 21 de agosto, foi de muita emoção para familiares, amigos e admiradores do professor Emérito e ex-Reitor da UFMG, Tomaz Aroldo Mota Santos. Neste dia, foi lançado o videodocumentário “Tomaz Aroldo”, uma homenagem póstuma àquele que foi símbolo da luta por uma universidade pública, gratuita, democrática e inclusiva. Confira o vídeo: https://youtu.be/iupBsJJ7cE4.

No discurso de abertura da cerimônia, transmitida pelo canal do sindicato no Youtube, o professor do Colégio Técnico da UFMG e 2º vice-presidente do APUBH, Hélder de Figueiredo e Paula, destacou que “cada foto e cada minúsculo trecho do filme nos remetem à memória do Tomaz, a passagens da história dele que muitos de nós compartilhamos, mas também a sentimentos e reflexões de uma duração temporal indefinida que poderão ocorrer a todos aqueles que um dia vierem a se envolver com as lutas pela democracia, pela justiça social e por uma universidade pública, gratuita e inclusiva, lutas essas que Tomaz travou ao longo de sua história, uma história que foi registrada e poderá ser acessada em um documentário cuidadosa e delicadamente produzido pelo cineasta Rodrigo Campos”.

Presente à cerimônia, a reitora da UFMG professora Sandra Regina expressou a sua admiração pela trajetória e pela pessoa do professor Tomaz. “Ele era um homem de posições firmes em sua incansável defesa da universidade pública e gratuita, na defesa da educação como um direito e como instrumento para uma construção de uma sociedade mais justa, mais equânime, mais inclusiva”, disse. Ela ainda completou ressaltando que Tomaz foi “uma das maiores lideranças da história da universidade e também uma inspiração constante para todos nós”.

Representando a família do professor Tomaz, Ernesto Periniagradeceu ao APUBH pela homenagem a seu pai e relembrou a paixão do docentepela explicação e pela compreensão. “Ele tinha uma inteligência extraordinária de compreender as coisas e de explicar. Uma paciência infinita de explicar”, disse. Perini ainda falou da paixão pela política e lembrou da sua atuação na concepção das políticas de moradia estudantil da universidade.

A capacidade de escuta e de paciência como estratégias de se fazer política foram mencionadas pela professora emérita da UFMG, Nilma Lino Gomes, durante o bate-papo realizado após a exibição do Vídeo.  Ela falou ainda sobre a busca constante dos consensos, porque o professor Tomaz,“acreditava na organização política e ele acreditava que essa organização política só seria possível se as pessoas criassem um espírito de comunidade. O espíritocomunitário de uns com os outros, umas com as outras”.

Essa preocupação com a comunidade também foi lembrada por Ronan Gontijo, que resumiu um dos ensinamentos de Tomaz:“A universidade é muito forte se ela for uma comunidade, se esse monte de gente tiver um sentimento de pertencimento de uma comunidade”. Sobre a homenagem, Gontijo refletiu sobrea importância de rememorar Tomaz, suas contribuições para a universidade e as suas características que permitem “pensar a universidade do futuro porque o Tomaz tinha a capacidade de preparar esse futuro. Ele é um grande engenheiro da universidade pública”.

Em uma fala emocionada sobre o legado de seu pai, Daniel Perini comentou que “vendo a manifestação da comunidade universitária, eu tenho que fazer as pazes com a universidade, porque a universidade disputou muito o meu pai, a presença em casa, com os filhos, mas agora eu tenho que dizer quequero dividir com todos vocês, os professores e os alunos da UFMG a responsabilidade de ser filho do Tomaz e seguir em frente com um legado, com o pensamento, com a ação, mas, sobretudo com sentimento de amor e solidariedade pelo outro, pelo próximo, pelo diferente”.

 

Professor Tomaz, sempre presente!

 

Confira o vídeo da cerimônia de lançamento e o bate-papo com familiares e convidados: https://youtu.be/k_gf_WPkFAU