Sistema CAPES de avaliação da Pós-Graduação foi colocado em debate, em mesa redonda do APUBH UFMG+
Na terça-feira passada (14/09), o APUBH UFMG+ promoveu, em formato digital, a Mesa Redonda “APUBHUFMG+ e o Refinamento do Sistema CAPES de avaliação da Pós-Graduação no Brasil”. A realização do evento atendeu à deliberação pela categoria, na assembleia do dia 11/08. A pauta se baseou nas preocupações da comunidade acadêmica em relação ao sistema adotado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Dezenas de professoras e professores, de diferentes universidades e institutos federais de ensino do país, participaram do encontro.
O evento online contou com a presença, como expositores, de Maria Rosaria Barbato, professora da Faculdade de Direito da UFMG e presidenta do APUBHUFMG+, dos professores Rodrigo M. Ribeiro e Francisco de Paula Antunes Lima, da Escola de Engenharia da UFMG, e da professora Beatriz Couto, da Escola de Arquitetura da UFMG, e de membros da Assessoria Jurídica do Sindicato.
“Hoje, estamos aqui para discutir com vocês tudo o que vimos refletindo e como resolvemos atuar. E estamos com vocês, nesse grande laboratório de ideias, que são os encontros acadêmicos, para pensarmos e refletirmos juntos e para encontrarmos juntos soluções para melhorar o nosso sistema de avaliação, fortalecer a CAPES e fortalecer também a nossa pesquisa”, definiu a presidenta do APUBHUFMG+.
O professor Rodrigo Ribeiro, em sua exposição, abordou o aspecto técnico da avaliação da pós-graduação, com base nos dados levantados na pesquisa conduzida sobre o sistema de avaliação CAPES (2010-2020). Em breve, será disponibilizado o arquivo com os slides apresentados pelo professor. Foi abordada ainda a Ação Civil Pública (ACP), movida pelo APUBH UFMG+, em que é defendida a necessidade de maior transparência, previsibilidade e segurança jurídica no sistema de avaliação da pós-graduação brasileira. Clique no link, a seguir, para saber mais sobre o ACP: Ação Jurídica do APUBH: Sistema CAPES de Avaliação da Pós-graduação.