Acontece no APUBH

Semana Negra do APUBH chega à quarta edição, debatendo existência e resistência de pessoas pretas e pardas na universidade

A luta das pessoas pretas e pardas é travada todos os dias. O racismo estrutural impregna todas as camadas e relações da sociedade. E nem o meio acadêmico foge a essa regra. Nos últimos anos, inclusive, a situação se tornou ainda pior. Com a chegada de um governo ultraneoliberal com viés fascista ao poder, o racismo se tornou uma verdadeira política de Estado.

Diante da conjuntura sociopolítica atual, propomos dar continuidade ao debate sobre a existência e a resistência das pessoas pretas e pardas nas universidades, nas escolas e nos espaços de produção de conhecimento como um todo. O APUBHUFMG+ convida a todas as pessoas filiadas para a IV Semana Negra, entre os dias 16 e 19 de novembro de 2022.

A iniciativa integra a programação do “Novembro Negro da UFMG”, sendo o APUBHUFMG+ uma das entidades que agregam na construção coletiva do evento da UFMG.

A programação da IV Semana Negra é ampla e variada, seguindo até à véspera do dia 20, quando celebramos o Dia da Consciência Negra. Serão promovidos espaços de debate com momentos artísticos e culturais, em atividades construídas e executadas por pessoas integrantes da comunidade acadêmica da UFMG – docentes, técnica-administrativas e estudantes de graduação e pós-graduação.

Também estarão conosco pessoas negras reitoras, vice-reitoras de outras Universidades, uma vez que o único reitor negro da UFMG – o querido companheiro Tomaz Aroldo da Mota Santos 1994-1998 – já não está fisicamente entre nós.

Nos dois últimos anos, a organização da Semana Negra optou por realizar atividades digitais, atendendo às medidas de segurança sanitária contra a contaminação pela covid-19. Porém, neste ano, retornaremos a nos reunir presencialmente, seguindo as devidas precauções. Pela primeira vez, as atividades acontecerão de modo híbrido, mesclando com o meio físico com o digital. Confira, ao final desta matéria, a programação completa. Para acompanhar as transmissões ao vivo e se juntar aos debates online, acesse o canal do APUBHUFMG+ no YouTube: https://www.youtube.com/apubhufmgsindicato

10 anos da Lei de Cotas

Em 2022, a Lei 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas, completa dez anos. A lei prevê que metade das matrículas por curso e turno nas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia sejam reservadas para estudantes de ensino médio público, incluindo a modalidade de Jovens e Adultos. A medida foi pensada como uma ação afirmativa, com intuito de diminuir o impedimento histórico do acesso de certas parcelas da sociedade à Educação Superior. Para pessoas afrodescendentes, inclusive, a lei possui impacto significativo, uma vez que as cotas raciais representam uma parcela desta reserva de vagas.

Ao longo das últimas semanas, o APUBHUFMG+ tem publicado uma série de entrevistas sobre os impactos da Lei de Cotas na mudança de perfil das pessoas discentes e docentes na UFMG. As entrevistas são fruto de consulta promovida com pessoas docentes negras (pretas e pardas) filiadas ao sindicato, dentro da preparação para a IV Semana Negra do APUBHUFMG+.

 

O APUBHUFMG+ avalia que todas as pessoas filiadas, independentemente de etnia, precisam integrar esse debate uma vez que o racismo estrutural não é um problema apenas de pessoas negras, bem como a pauta da construção de uma sociedade antirracista não é uma luta apenas de pessoas negras!

 

Participe da IV Semana Negra do APUBHUFMG+!