Acontece no APUBH

APUBH e seu núcleo de acolhimento NADI/APUBH promovem ciclo de debates “Saída nesta crise?”

Debates acontecerão nos dias 31/08, 05/09 e 21/09, de maneira presencial, nas unidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Faculdade de Educação (FAE) e Escola de Enfermagem.

O APUBH UFMG+, por meio do seu Núcleo de Acolhimento e Diálogo – NADi/APUBH UFMG+, tem atuado juntamente à categoria docente, acolhendo as demandas de saúde mental, dialogando e propondo intervenções. Compreendemos que a lógica acadêmica produtivista produz uma realidade de trabalho muitas vezes hostil e pautada no individualismo, e isso impacta diretamente a saúde mental de professores e professoras. Esse debate precisa ser perene, amplo e contemplar os aspectos da estrutura de trabalho que podem ser potencialmente produtoras de sofrimento.

O Sindicato atento a isso, por meio do NADi/APUBH UFMG+, realizará o ciclo de debates: “Saúde nesta crise?”. O evento será descentralizado e realizado em três  unidades acadêmicas em formato de  rodas de conversa amparadas em contribuições iniciais sobre o tema, com a presença de participantes convidados. Haverá possiblidade de participação online pela plataforma Zoom, no formato síncrono. Todos os debates acontecerão de maneira presencial nas unidades da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH), Faculdade de Educação (FAE) e Escola de Enfermagem, de 17:00h às 19:00h, com café de recepção iniciando-se às 16:00h.

Entre os temas abordados, teremos: “A relação entre a saúde mental e trabalho”, com a participação da Professora Maria Elizabeth Antunes Lima, referência  nesta temática, no dia 31 de agosto na FAFICH.

Além disso, o tema: “O impacto dos sistemas avaliativos na saúde mental de professores e professoras” será abordado em uma roda de conversa no dia 05 de setembro na Faculdade de Educação (FaE) com a participação do professor Francisco de Paula Antunes Lima que desenvolveu e desenvolve pesquisas sobre esse assunto.

E, ainda, no dia 21 de setembro, na Escola de Enfermagem o tema “Burnout na realidade acadêmica” será abordado, contando com a participação do professor Helian Nunes Oliveira, que dedica sua atuação na temática de saúde do trabalhador e trabalhadora.

O APUBH, por meio do NADi/APUBH UFMG+, convida toda categoria docente, técnicos, discentes e demais trabalhadores para contribuir com os temas, trazer considerações, pautas e propostas. O Sindicato é o lugar de pertencimento da categoria, da luta e construção coletivas e, por isso, segue atento e atuante.

Em caso de dúvidas ou outras questões, entre em contato direto com o Núcleo de Acolhimento do APUBH por meio do número (WhatsApp) 31 999499135 ou pelo e-mail: acolhimento@apubh.org.br