Acontece no APUBH

Renovar a frota de  caminhões sucateados ou investir em ciência?

Às vésperas das eleições de 2018, um editorial de um importante veículo de comunicação brasileiro afirmou que os eleitores brasileiros estavam perante a uma “escolha muito difícil”. A eleição, todos sabemos, elegeu Jair Bolsonaro e as políticas colocadas em prática por seu governo são responsáveis pela calamidade sanitária, social, econômica e ambiental pela qual passa o Brasil. A resposta para esta falsa polêmica, que já deveria ser simples em 2018, agora se torna ainda mais evidente: o governo Bolsonaro prefere investir na renovação  da frota de caminhões sucateados do que em ciência no Brasil. Será que era mesmo uma escolha muito difícil?

O governo Bolsonaro escolheu renovar  a frota de caminhões sucateados. A Medida Provisória 1.112/22, conhecida como MP da Sucata, propõe um programa de renovação da frota de caminhões que já tenham mais de 30 anos de atividade. De autoria do próprio presidente, a MP propõe que a verba utilizada seja desviada da já escassa verba da Ciência e Tecnologia.

É um disparate. Em resposta à MP que foi proposta no início de abril, a Academia Brasileira de Ciências e o Conselho Nacional das Fundações de Apoio às Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica discutiu com  os senadores a natureza da MP 1.112/22 – o avanço da destruição da ciência e tecnologia do país, pedindo para que a casa não aprovasse a MP. Na nota enviada, é explícita a acusação: “Essa MP desvia verba da pesquisa científica e tecnológica do setor de óleo e gás – área responsável pela autossuficiência da Petrobras, permitida pela Lei nº 9478/97 – para estimular um programa de desmonte e de sucateamento de veículos automotores”. A nota ainda realiza a denúncia de que empresas de óleo e gás poderão destinar seus recursos para renovação de  frotas de caminhões sucateados , retirando verba da ciência nacional.

Nem mesmo após uma pandemia, que matou centenas de milhares de brasileiros, o governo Bolsonaro não aprendeu sua lição. As melhores respostas para os problemas de nossa sociedade vêm do investimento em pesquisa, da ciência e do desenvolvimento tecnológico da nação. Ao preferir retirar recurso da ciência para investir em caminhões-sucata, o governo Bolsonaro mostra, mais uma vez, sua fraqueza por meio de sua face negacionista e anticientífica, o que devemos recusar todos os dias. .

APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais e Campus Ouro Branco/UFSJ – Gestão Travessias na Luta – 2020/2022