Acontece no APUBH

Quarta live do APUBH debate o trabalho docente e os desafios do momento atual

Haverá transmissão simultânea pelo canal do APUBH no Youtube e pela página de Facebook do SINDCEFET-MG. Confira o link.

No dia 27 de maio (quarta-feira), das 17h às 18h30, o APUBH UFMG+ promove a sua quarta live, neste período de distanciamento social por causa da Covid-19. O tema ‘O trabalho docente e o momento atual’ será debatido pela professora Kênia Aparecida Miranda, da Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), e pelo professor Laerte Idal Sznelwar, médico, psicoterapeuta e livre-docente da Universidade de São Paulo (USP). A mediação será feita pelo professor Helder F. Paula, 2º vice-presidente do APUBH UFMG+.

O debate terá transmissão simultânea pelo canal do APUBH no Youtube e pela página de Facebook do Sindicato dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (SINDCEFET-MG).

O tema será abordado a partir dos seguintes aspectos: condições de trabalho e saúde psíquica de docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, o natureza sócio-histórica do trabalho docente e as experiências de organização desses profissionais na luta por seus direitos.

Conheça os participantes

KÊNIA APARECIDA MIRANDA – Profa da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). É pesquisadora associada da Universidade Nova de Lisboa. Integra o Grupo de Pesquisa Observatório da História da Classe Trabalhadora e atua nas áreas de Política Educacional, Trabalho Docente, Organizações da Classe Trabalhadora, História do Brasil recente, Cultura e Teatro Épico.

LAERTE IDAL SZNELWAR – Prof. livre-docente da Universidade de São Paulo (USP). Médico, psicoterapeuta, especialista em psicodinâmica do trabalho e doutor em ergonomia. Integra o Grupo de Pesquisas sobre Trabalho, Tecnologia e Organização do Trabalho do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

HELDER DE FIGUEIREDO E PAULA – Prof. de Física do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Colégio Técnico da UFMG. Doutor em Educação. Membro da Diretoria do APUBH, o Sindicato dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Campus de Ouro Branco da Universidade Federal de São João Del Rey.