Acontece no APUBH

Edital de Solidariedade/2021-APUBHUFMG+:Projeto propõe a revitalização do Cerrado e das práticas de manutenção da saúde por meio das plantas

Saúde & Cerrado Vivo: Viveiro de Plantas Medicinais & do Cerrado, do Mercadinho Tá Caindo Fulô, está entre os projetos selecionados pelo Edital de Solidariedade do APUBHUFMG+/2021.

 

O projeto Saúde & Cerrado Vivo: Viveiro de Plantas Medicinais & do Cerrado, aprovado no Edital de Solidariedade 2021 do APUBH UFMG+, conta com a parceria  com a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Santana do Riacho a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais (EMATER- MG), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio),  o Sítio Entoá e a Associação dos Agricultores Familiares, Artistas e Artesãos da Região da Serra do Cipó/Mercadinho Tá Caindo Fulô.

Conforme proposta apresentada ao edital, a iniciativa pretende “incentivar as práticas de saúde por meio das plantas, dentro das famílias agricultoras e do SUS, estabelecendo o diálogo entre conhecimento cientifico e ancestral”. Para os idealizadores do projeto, “explorar a potência das plantas medicinais em práticas comunitárias de saúde é contribuir para acessibilidade do tratamento e validação do conhecimento popular. É também uma forma de garantir o direito à saúde cultural e biológica da comunidade”.

O Saúde & Cerrado Vivo montou uma Unidade Demonstrativa de Farmácia Viva, no Jardim do Mercadinho, para comercializar mudas de plantas medicinais e plantas  nativas produzidas pelas famílias agricultoras envolvidas no projeto. De acordo com informações publicadas no Instagram do projeto, no dia 13 de novembro, ocorreu a primeira entrega de “mudas para a composição de farmácias vivas nas casas das famílias produtoras” e realizada uma oficina de preparação de solos e plantio de mudas ministrada por Érica Carvalho da Emater – MG. A atividade acontece novamente no dia 19 de novembro. Já no dia 04 de dezembro será realizada uma oficina com mestres dos saberes tradicionais e raizeiros do município.

 

Crédito das fotos: Projeto Saúde e Cerrado Vivo