Acontece no APUBH

Projeto Núcleos Lixo Zero contemplado pelo Edital de Solidariedade do APUBHUFMG+

O projeto Núcleos Lixo Zero – Horizonte associativo e sustentável no enfrentamento à incineração de resíduos sólidos urbanos, foi outro projeto contemplado pelo Edital de Solidariedade do APUBHUFMG+ 2021.

O objetivo geral era a instrumentação de um Núcleo Lixo Zero, ou seja, um laboratório urbano de políticas público-comunitária para a gestão de resíduos. A partir deste objetivo geral, a perspectiva é de se gerar renda para catadores da COOPESOL Leste e moradores do Aglomerado da Serra que participam do coletivo rastafári Roots Ativa, bem como a produção de informações para incidência em políticas públicas de reciclagem e agroecologia urbana. Além disso, está na meta fortalecer a Rede Lixo Zero e ampliar as iniciativas de comercialização de alimentos saudáveis de pequenos produtores.

Foram cerca de 300 famílias da regional leste de Belo Horizonte beneficiadas pelo acesso direto aos serviços Lixo Zero de tratamento e recuperação dos serviços e de alimentação saudável.

A iniciativa do Núcleo Lixo Zero permite demonstrar que uma política pública mais democrática e sustentável dos resíduos é possível, ao contribuir para a articulação entre iniciativas de tratamento de resíduos secos e orgânicos e coletivos de produção agroecológica. Além disso, ao produzir informações que instrumentam esses atores, contribuem para a afirmação da cidadania e de melhores condições de trabalho e vida no meio urbano.

Confira as fotos abaixo.

Crédito das Fotos: Coopesol-Leste.