Progressão funcional e promoção na carreira docente na UFMG
A categoria docente debateu e tirou as suas dúvidas sobre essas questões, na 3ª Roda de Conversa com Professore(a)s Ingressantes.
Na 3ª edição da Roda de Conversa com Professore(a)s Ingressantes, o APUBH UFMG+ recebeu as assistentes em administração da Seção de Pessoal da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, Gláucia Fernandes Pinto e Danielle Diniz Aguiar, para conversar sobre o tema “Carreira docente: progressões, promoções”. O encontro online foi promovido pelo APUBH UFMG+, por meio da Diretoria Setorial de Articulações e Mobilizações Políticas, na quinta-feira passada (15/07). Assista ao vídeo do encontro, no canal do APUBH UFMG+ no Youtube: https://youtu.be/e4egQnHG5FA
As convidadas do encontro traçaram um panorama das principais informações sobre o processo de progressões funcionais e de promoções da carreira docente na UFMG. Entre os pontos elucidados, estão as classes na carreira de magistério, os requisitos e a documentação necessárias para o processo de progressão, entre outras informações. Elas também listaram a legislação que trata do tema, incluindo as leis específicas, resoluções e ofícios. Após a exposição inicial, as convidadas responderam às dúvidas dos participantes.
Confira, a seguir, o arquivo com mais informações, que foram apresentadas pelas convidadas: Progressão Funcional Promoção Docente
A professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBH UFMG+, agradeceu à diretoria setorial de Articulações e Mobilizações Políticas “por estar sempre comprometida com o trabalho de elucidação e acolhida dos professores ingressantes na UFMG”. “Todos nós já fomos professores ingressantes e sabemos quais e quantos são os problemas e dificuldades que encontramos, e também quantas incógnitas e quantas dificuldades tivemos no labirinto da burocracia da carreira docente”, lembrou a presidenta do sindicato.
A professora Maria Rosaria Barbato destacou a importância do fortalecimento do sindicato, sobretudo, neste momento, em que o Governo Federal tem promovido uma série de ataques que atingem, diretamente, a Universidade Pública e os servidores públicos. Nesse sentido, ela também convidou as professoras e os professores a acompanharem as ações e a entrarem em contato com sindicato, ressaltando que o APUBH UFMG+ está de portas abertas à categoria.
A mediação do encontro foi realizada por Marcelo Cattoni, professor da Faculdade Direito da UFMG e integrante da Diretoria Setorial Ciência, Tecnologia e Educação do APUBH. O professor destacou a importância dessa discussão sobre a estrutura administrativa da universidade e sobre a organização da carreira docente, uma vez que são questões fundamentais e que geram muitas dúvidas. “Às vezes, eu vejo colegas, professoras e professores, que esquecem de uma questão básica: progressões e promoções se dão mediante do próprio interessado”, frisou. “De tempos em tempos, nós temos de estar atentos para fazer o requerimento, senão passa o tempo e não progredimos na carreira”, alertou. Ele reforçou que, além de servir para a sobrevivência do próprio professor, a remuneração também possui papel no estímulo ao desenvolvimento do trabalho e na construção da trajetória na academia.