Acontece no APUBH

Professores da UFMG aprovaram greve de 48 horas, nos dias 2 e 3 de outubro

Decisão foi aprovada em assembleia, que também instituiu comando  de greve e programação para os dias de manifestação

O APUBH realizou Assembleia Geral Extraordinária, nesta quinta-feira (26/09), no Auditório 3 do Instituto de Ciências Exatas – ICEx/UFMG. Assista ao registro da assembleia neste link.

Em votação, os presentes aprovaram a adesão à greve de 48 horas, nos dias 2 e 3 de outubro. O indicativo de greve já havia sido votado e aprovado, por unanimidade, na assembleia do dia 19 de setembro.

Professores aprovaram a greve e instituíram um comando para organizar as ações

Nos informes iniciais, professores relataram o resultado das reuniões de mobilização já ocorridas em diversas Unidades Acadêmicas . Um representante do DCE deu informes sobre uma programação de assembleias nas Unidades com a presença de estudantes, docentes e técnicos administrativos. A diretoria do sindicato compartilhou informações sobre a gravidade sobre a proposta de orçamento enviada pelo governo ao congresso. Devido à Emenda Constitucional 95 esses cortes intensos nas verbas destinadas às universidades e às agências de fomento serão sentidos até 2035, mesmo que não ocorram novos cortes nos próximos anos.

Programação

Para o primeiro dia da greve (02/10) foram aprovadas propostas com foco na mobilização interna e na produção das atividades de intervenção na rua que ficaram programadas para o dia 03 de outubro. Neste link (Relato Assembleia APUBH 26.9.2019 ATA) é possível acessar a ata da assembleia e conhecer o conjunto das propostas aprovadas.

A assembleia instituiu um comando de greve com representantes de unidades para coordenar e dar encaminhamento às propostas aprovadas.  O  Comando de Greve é composto pela Diretoria do APUBH e os professores Ana Karina (EBA), Carlos Henrique (EBA), Mateus Servilha (FaE), Andre Brasil (DCS), César Guimarães (FAFICH), Bruno Mota (FaFAR), Dirlene Marques (Aposentada FaCE), Ana Elisa (COLTEC), Andrea Macedo (ICB), Ana Palma ( Letras ) e Márcia Lousada (IGC).