Acontece no APUBH

Professores da UFMG aprovam ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus

Atendendo às orientações de entidades de Saúde para evitar aglomerações, assembleia foi realizada em formato presencial-virtual

 

A categoria docente da UFMG se reuniu em Assembleia, na tarde de sexta-feira (27/03). Atendendo às recomendações feitas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e UFMG, para evitar a propagação do novo Coronavírus (Covid-19), a assembleia foi realizada por meio de plataformas virtuais.

Em formato inovador, o APUBH utilizou recursos que permitiram a interação entre os participantes, por meio de áudio e vídeo, aliado ao compartilhamento e edição coletiva de documentos. A assembleia presencial-virtual propiciou, assim, o amplo debate de ideias entre os filiados, de forma livre e democrática.

A categoria discutiu a grave crise sanitária e humanitária que vem sendo enfrentada no Brasil, em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Nesse contexto, é evidente a inabilidade do presidente da República para conduzir a crise.  Integrante do governo Bolsonaro, o ministro da Educação demonstra a mesma falta de habilidade. A pandemia impactou diretamente o meio acadêmico, resultando de forma correta na suspensão de aulas e outras atividades universitárias. No entanto, a UFMG se mobilizou para lutar contra a pandemia, com o redirecionamento de vários equipamentos e pesquisas para a produção de máscaras, testes, insumos, entre outras necessidades, além dos atendimentos dos seus Hospitais Universitários.

O país tem sofrido com uma contínua subvalorização da Saúde Pública e da pesquisa científica, efetivados em cortes e contingenciamentos, áreas estas que são fundamentais para o controle e tratamento da pandemia. Além disso, tornaram-se recorrentes pronunciamentos e outras manifestações públicas do governo, especialmente, do presidente, em que as autoridades médicas e científicas em geral são colocadas em descrédito.

Propostas aprovadas

Após a análise e discussão da conjuntura atual, as professoras e os professores deliberaram sobre as medidas a serem implementadas pelo sindicato. A assembleia aprovou as seguintes propostas:

  1. Envio de propostas para a Comissão de Mobilização. A comissão está produzindo vídeos curtos, spots, lambes e outras mídias, que têm como tema: a defesa do SUS, da Universidade e do serviço público; a elucidação sobre o combate ao Covid-19; e a solidariedade com os mais pobres e vulneráveis. Os interessados podem entrar em contato com o sindicato, através do e-mail: apubh@apubh.org.br. Favor colocar no assunto do e-mail PARTICIPAR DA COMISSÃO DE MOBILIZAÇÃO, indicar, no corpo do texto, qual a ação o colega pretende fazer, quais outros colegas pretende convidar para ajudar e quais recursos serão necessários para a realização da ação.

 

  1. Participação dos professores da UFMG na produção de roteiros para spots de áudio de até 3 minutos para serem veiculados na Coluna Semanal do APUBH na Rádio UFMG, que começará a ser veiculada na próxima semana, e difusão dos mesmos spots como anúncios na Rádio Favela (Rádio Autêntica FM). Envio das propostas para o e-mail:comunicacao@apubh.org.br

 

  1. Parceria com coletivos da área da Saúde, para que o APUBH divulgue notas curtas e vídeos orientando as pessoas a ficarem em casa, dentre outras orientações sanitárias. Essa campanha será identificada pela hashtag #ficaemcasapelavida.

 

  1. Solicitar estudo da Assessoria Jurídica sobre a pertinência de entrada de um mandado de segurança preventivo, para não permitir a volta às aulas na UFMG, entendendo que os pronunciamentos do presidente e do ministro da Educação, pelo fim do isolamento social e retomada das aulas, passam por cima da autonomia universitária e ferem o direito à vida, pois nos expõem ao risco de contágio, num momento em que a curva de contágio da COVID-19 ainda está ascendente.

 

  1. Criação de uma Comissão de Apoio, formada majoritariamente por Diretores do sindicato, com função deliberativa para aprovar e destinar a doação de recursos financeiros do APUBH. Os recursos serão prioritariamente destinados para: 1) hospitais universitários da UFMG (Hospital das Clínicas e Risoleta Neves), para compra de equipamentos, e, equipamentos para proteção dos colegas médicos e enfermeiros; 2) apoio aos movimentos sociais que defendem a saúde da população em vulnerabilidade social; 3) apoio a entidades que militam na defesa de acausas trabalhistas de trabalhadores prejudicados pela pandemia.  Comissão proposta: ex-reitores Jaime Arturo Ramirez e Tomaz Aroldo da Mota Santos, Prof. Dirceu Greco e quatro membros da Diretoria do Sindicato.

 

  1. Em virtude da excepcionalidade do momento, doar para o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) e para o Hospital das Clínicas da UFMG, os recursos que seriam investidos no Baile do APUBH.