Professoras e professores da UFMG comemoraram os 47 de anos do APUBHUFMG+
Na noite de ontem, 12 de novembro, professoras e professores da UFMG se encontraram para celebrar os 47 de anos de fundação do APUBHUFMG+. A comemoração foi realizada na sede do sindicato, contando com reflexões sobre o passado, análises sobre o presente e projetos para o futuro.
Iniciando o evento, tivemos a mesa “50 anos do APUBH: Afirmar a Universidade, Fortalecer a Democracia”, com a presença de Ângela Carrato, jornalista e professora da FAFICH/UFMG, e de Helder de Figueiredo e Paula, professor do COLTEC/UFMG e presidente do APUBHUFMG+.
A professora Ângela Carrato abriu o debate, promovendo um resgate histórico da atuação do sindicato, assim como do protagonismo do movimento docente, nos diversos contextos políticos e sociais enfrentados ao longo desses anos. Partindo desse panorama, a docente passou a abordar os desafios a serem enfrentados na atual conjuntura. Nesse sentido, ela chamou a atenção para a necessidade de enfrentar o avanço da extrema direita no Brasil e no mundo.
“Comemorar os 47 de anos do APUBHUFMG+ é uma forma de dar um ponto de partida nesse desafio, que podemos e devemos colocar para nós mesmos enquanto categoria profissional, mas também como professores, pesquisadores, cientistas e intelectuais que somos”, ponderou a convidada. E conclamou: “aniversário é hora de olhar para trás, mas sobretudo de olhar para a frente e construirmos o futuro que queremos. Mãos à obra!”.
Prosseguindo com a mesa, o presidente do APUBHUFMG+ refletiu sobre a atual conjuntura política e econômica, marcada, no Brasil e no mundo, por uma crise da democracia liberal burguesa. Nesse sentido, o professor Helder atentou para o fato desse momento de instabilidade contribuir para o descrédito das instituições, incluindo a Universidade. Clique aqui para ler o discurso na íntegra.
“Eu tenho uma forte esperança de que podemos conquistar mais corações e mentes. Não só para aumentar o número de pessoas associadas ao sindicato, mas para chegarmos a mais lugares, para ampliarmos a nossa construção e para partilhamos, como muita gente, um projeto de sindicato e de sociedade mais justa”, definiu o presidente do APUBHUFMG+.
Após as falas iniciais, a palavra foi passada para as pessoas presentes, que se manifestaram sobre a data e os temas levantados. Esse momento reforçou o papel fundamental do APUBHUFMG+ na luta em defesa da nossa categoria, da Universidade Pública e da Democracia.
Finalizando o evento, tivemos um momento de descontração e confraternização entre as e os colegas docentes, ao som de música ao vivo.
Agenda do Cinquentenário do APUBHUFMG+
A comemoração do aniversário do sindicato também foi marcada pelo lançamento da Agenda do Cinquentenário do APUBHUFMG+. Esse momento foi conduzido pela professora Andréa Mara Macedo, 1ª Vice-Presidenta do sindicato.
Abrindo as ações da construção coletiva do Cinquentenário, o sindicato realizou a publicação de um Edital, direcionado às professoras e aos professores filiados, para a criação de um selo comemorativo alusivo aos 50 anos do sindicato. Clique aqui para conferir o edital.
A agenda de ações prevê, ainda, a publicação de um livro e a produção de um documentário sobre a história do sindicato. E ao longo desse período, até o cinquentenário, outras atividades serão construídas e implementadas, em sintonia com a nossa base.