Acontece no APUBH

Presidenta do APUBH participou de debate sobre a PEC 206

Maria Rosaria Barbato e Carlos Eduardo Freitas discutiram a proposta de cobrança de mensalidade nas instituições federais no programa Palavra Aberta da Rádio Itatiaia

 

No último sábado, dia 28/05, a professora Maria Rosaria Barbato, presidenta do APUBHUFMG+, participou de um debate no programa Palavra Aberta, da Rádio Itatiaia. Em discussão a PEC 206, que propõe o pagamento de mensalidades nas universidades públicas. Junto com a professora, participou do debate o bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Eduardo Freitas Costa. Este apresentou argumentos a favor da PEC 206. Alguns dos argumentos passaram desde explorar outras formas de entrar mais dinheiro na universidade (sem reverter os cortes de gastos).

Entre os pontos debatidos, a professora reforçou que a universidade pública, gratuita e de qualidade é direito constitucional de todos, além de que os impostos pagos por brasileiras e brasileiros já são destinados à educação. Maria Rosaria denunciou os cortes que já acontecem há anos, totalizando, desde 2014, quase 100 bilhões de reais. Outro ponto abordado foi o quanto o sistema de cotas proveu oportunidade para alunos que, por um ensino básico público sucateado ou pela falta de tempo para estudar, já que precisam trabalhar para sustentar suas famílias, possivelmente não teriam condições de adentrar na universidade. Além disso, o número de discentes com renda familiar abaixo de 1,5 salários mínimos ingressantes nas instituições públicas federais é maior que os de alta e média renda. Esse dado contraria a afirmação do relator da PEC 206, o deputado federal Roberto Sebastião Peternelli Júnior (União Brasil), de que “a maioria dos estudantes dessas universidades acaba sendo oriunda de escolas particulares e poderiam pagar a mensalidade”. A votação da PEC 206 foi adiada para que seja feita uma consulta popular e a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados promoveu nesta segunda-feira (6) um debate sobre a situação institucional das universidades federais brasileiras.

Confira o programa completo:

https://www.itatiaia.com.br/audio?tipo=audio&id=86321

 

Com informações dos jornais UOL, CNN Brasil e Brasil de Fato