Acontece na APUBH

Preparação do Fórum Técnico Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação é discutida em reunião na ALMG

Encontro contou com a participação de representantes do APUBH, de IFES e de entidades científicas

O APUBH integrou a 3ª reunião preparatória do Fórum Técnico Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação, nesta segunda-feira (04/10), na ALMG. O sindicato foi representado pelos professores Andréa Macedo e Claudio Scliar, da Diretoria Setorial de Ciência e Tecnologia. A reunião teve a presença de membros da UFMG, da UEMG, da UFOP, do IFMG, da ESP/MG, da Funed, da FHEMIG, da Fundação João Pinheiro (FJP) e da IFSul de Minas. A coordenação ficou a cargo da deputada estadual Beatriz Cerqueira. Houve ainda a presença das assessorias dos deputados estaduais Betinho Pinto Coelho e Professor Cleiton e da deputada federal Margarida Salomão.

Também estiveram presentes representantes das seguintes instituições: Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (IRR/Fiocruz Minas) e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE).

A próxima reunião acontecerá no dia 2 de dezembro (segunda-feira), às 14h, na Sala de Reuniões 1 do Edifício Tiradentes, na ALMG. No encontro, serão discutidos o nome, o regimento interno e a programação das etapas regionais do evento.

A SBPC anunciou a realização de um evento para debater a contribuição da comunidade científica acadêmica para o Fórum. O evento acontecerá na UFMG, no dia 20 de novembro (quarta-feira). A divulgação será feita em breve.

Objetivos

A Comissão Organizadora do Fórum aprovou o seguinte objetivo geral: Elaborar Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Minas Gerais, de forma a reduzir as desigualdades social, de gênero e raça e garantir a recuperação, conservação, proteção ambiental e sustentabilidade.

Também foram aprovados os objetivos específicos: 1 – Debater a ciência, a pesquisa, a tecnologia e a inovação como propulsoras do desenvolvimento econômico e social do Estado; 2 – Mobilizar as instituições, poderes públicos, empresas e movimentos sociais para garantir investimento em ciência, pesquisa, tecnologia e inovação para uma sociedade melhor; 3 – Promover a integração regional sobre ciência, pesquisa, tecnologia e inovação.

Encontros Regionais

Foi proposta a realização de encontros regionais, nos seguintes municípios, divididos de acordo com as regiões de Minas Gerais: Montes Claros (Norte e Noroeste), Araçuaí (Jequitinhonha e Mucuri), Ipatinga (Vale do Rio Doce e Vale do Aço), Juiz de Fora (Zona da Mata), Varginha (Sul de Minas) e Uberlândia (Triângulo). Foi sugerida a substituição de Varginha por Pouso Alegre, a dep. Beatriz Cerqueira consultará essa possibilidade. Também foi discutida a realização de dois outros dois encontros. A princípio, caso sejam aprovados, os encontros ocorreriam em Divinópolis (Centro-Oeste) e em algum município da região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

A expectativa é que cada encontro tenha uma programação de atividades que durem todo o dia, sendo que, ao final, cada encontro elegerá representantes regionais que virão a Belo Horizonte participar da etapa final. A ALMG custeará deslocamento, hospedagem e alimentação para esses representantes, no limite de 10 por encontro regional.

Para ampliar a participação popular nos encontros, a dep. Beatriz Cerqueira propôs a realização de videoconferências e que “as entidades se disponham a custear mais 10 representantes regionais por encontro, de modo que se dobre a quantidade de representantes do interior na etapa final”.

Ficou definido que cada subcomissão “ficará responsável pela elaboração de todo o material de referência acerca de seu eixo temático, inclusive o documento de propostas que subsidiará as discussões nos grupos de trabalho nas diversas etapas do fórum técnico”.