Acontece no APUBH

Por um SUS público e universal: Conferência Livre de Saúde em MG

O APUBHUFMG+ participa ativamente da construção da Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 | Imagem: Divulgação.

O Sistema Único de Saúde (SUS) salvou milhões de vidas de brasileiros nesta pandemia. Apesar do negacionismo e das diversas tentativas do governo Bolsonaro de desestabilizar e sucatear ainda mais o SUS, este foi firme e essencial no combate à pandemia de COVID-19. A estrutura de vacinação nacional, que já foi referência mundial neste quesito, permitiu uma cobertura vacinal capaz de nos fazer avançar no controle da doença e na garantia da vida dos brasileiros.

A Frente pela Vida, a maior convergência democrática em defesa do SUS desde a sua fundação, formou-se durante a pandemia da Covid-19, em contraponto e alternativa à maneira que o governo Bolsonaro pretendia conduzir a gestão da pandemia. Ela construiu o Plano Nacional de Enfrentamento à Covid, que serviu de referência fundamental aos estados e municípios e base de legitimidade para a instauração da CPI da Covid no Senado federal.

Em todo o Brasil e nas diversas áreas de atuação do SUS, estarão sendo realizadas Conferências que desembocarão em uma Conferência Livre Nacional Popular de Saúde a ser realizada no dia 5 de agosto, Dia Nacional da Saúde.

Em Minas Gerais, com o apoio e organização do APUBH UFMG+, no dia 16 de julho, de 8h30 às 13h, no auditório da Faculdade de Medicina da UFMG, avenida Alfredo Balena, 190, acontecerá a Conferência Livre e Popular de Saúde do estado. Com o tema: “Lutando em defesa e avanço de um SUS universal e público”, a atividade prestará uma homenagem aos trabalhadores e trabalhadoras do SUS e aprovará um Manifesto em Defesa da construção plena do SUS. Para a abertura haverá uma atividade cultural e no encerramento um ato em defesa da luta antimanicomial. A Conferência será em formato híbrido e acessível à toda população.

A Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Minas Gerais é resultado de uma grande mobilização regional. Ela também está sendo convocada pelo Conselho Estadual de Saúde e pelo Conselho Municipal de Belo Horizonte, por secretários de saúde, pelos sete cursos da área de saúde da UFMG, pelas centrais sindicais, por movimentos sociais, por partidos políticos, por entidades estudantis e de representação dos trabalhadores de saúde e pelas principais lideranças históricas do sanitarismo mineiro.

Viva o SUS!

 

Conferência Livre, Democrática e Popular de Saúde 2022 – Minas Gerais

Dia: 16 de julho de 2022 (Sábado)

Horário: 08h30 às 13h

EVENTO EM FORMATO HÍBRIDO:

Presencial:

Salão Nobre da Faculdade de Medicina da UFMG (Uso obrigatório de máscara)

Online:

Link para a Plataforma Zoom: https://bit.ly/3y6GGHD
ID da reunião: 837 7431 7546
Senha de acesso: 269438

Transmissão ao vivo pelo YouTube, através do Canal da Conferência Livre de Saúde – MG 2022: https://bit.ly/3OVYcFt