Acontece no APUBH

Participe do Ato em defesa das Universidades Estaduais Mineiras e contra a Reforma Administrativa!

ZEMA FEZ DE MINAS UM BALCÃO DE NEGÓCIOS E A SITUAÇÃO PODE PIORAR

Hospitais fechando, serviços de saúde, educação e segurança em precarização evidente. A sanha privatista de Zema desvia recursos públicos para o setor privado, sucateando órgãos e instituições públicas. É nesse contexto que a Reforma Administrativa será implementada em MG, caso seja aprovada por deputados e senadores, no Congresso Nacional. Dessa vez, trata-se de um conjunto de leis que se aplicarão às três esferas da federação.

A REFORMA ADMINISTRATIVA CONSOLIDARÁ A POLÍTICA DE ZEMA EM MG

O Grupo de Trabalho responsável por elaborar a proposta de Reforma Administrativa que começa a tramitar no Congresso Nacional ainda não publicou o conteúdo integral de suas elaborações. Todavia, a partir das diversas entrevistas dadas pelo coordenador do GT, o deputado Pedro Paula (PSD RJ), já sabemos que o cerne do projeto é a redução da verba direcionada aos serviços públicos e sua destinação para o setor privado. Essa é a orientação da política vigente em Minas Gerais, em São Paulo e em outros estados da federação. Movimentos populares e sindicais em todo país têm resistido à privatização de serviços essenciais como saneamento básico e acesso à energia elétrica. Assim, por exemplo, um plebiscito popular em Minas rejeitou a venda da COPASA e da CEMIG e mobilizou parte da população mineira contra a proposta. A luta contra a privatização da UEMG e das demais Universidades Estaduais Mineiras faz parte da resistência a essa iniciativa privatista e antipopular em nosso Estado. Não podemos nos enganar, a Reforma Administrativa aprofundará o desmonte dos serviços públicos em curso em Minas e facilitará sua realização em nosso estado.

JUNTOS NA DEFESA DO SERVIÇO PÚBLICO

Por isso, a Assembleia do(a)s docentes da UFMG do dia 03/09/2025 deliberou pela participação da UFMG no Ato Nacional em Defesa da UEMG e do Patrimônio das Universidades Estaduais Mineiras, que foi convocado pelo ANDES-SN. O ato ocorrerá  no dia 10/09, às 14h30, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

A luta em defesa do serviço público e contra a Reforma Administrativa em todo o país se expressa, em Minas, como uma forte oposição à política de desmonte do Governo Zema. Participar dessa luta, portanto, implica em fazer toda a pressão possível na defesa das Universidades Estaduais Mineiras!

Participe! Somente nossa ação coletiva nas ruas pode barrar mais esse ataque ao serviço público e à ideia Constituição Federal de 19888 que estabeleceu o acesso universal, gratuito e qualificado de diversos direitos sociais como os da saúde e da educação!