Acontece no APUBH

Participação do APUBH no 1º Simpósio Bem-Estar Acadêmico no Ensino Superior

O APUBH UFMG+ participou do 1º Simpósio Bem-Estar Acadêmico no Ensino Superior, organizado pelo Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento Humano e Educação da PUC-Rio. O Simpósio visou identificar os principais fatores que levam estudantes e docentes a adoecerem e, em segundo lugar, buscar estratégias de intervenção e de prevenção dessas questões. As discussões deram-se dentro das seguintes temáticas: saúde mental de professores e alunos, inclusão da pessoa com deficiência, didática e relação professor-aluno, questões sociocognitivas e núcleos de apoio ao estudante universitário.

A participação do Sindicato deu-se por meio no Núcleo de Acolhimento e Diálogo – NADi-APUBH UFMG+. O assunto levado para discussão, o assédio moral no trabalho docente, encaixa-se na temática de saúde mental de professores. Na oportunidade discutimos a necessidade de encarar o assédio moral como um tipo de violência deflagrada em um ambiente laboral já atravessado pela violência, pela hostilidade, que incentiva a cobrança exacerbada entre pares, a impessoalidade das relações, a competividade e o produtivismo. Dessa maneira, as raízes do assédio moral estão na forma de organizar o trabalho, inserido em um contexto de modo de produção, político, social e econômico específicos.

Todo esse contexto culmina nos conflitos interpessoais, na competitividade interna nos departamentos, cobranças exacerbadas de docentes que assumem cargos administrativos (que também sofrem cobranças), cobranças entre colegas e falta de solidariedade: deflagradas em comportamentos como exposição de colegas em reuniões coletivas, isolamento de colegas, insinuações desqualificadoras e chacotas, críticas pessoais, que acabam sendo perpetuadas em grupos, entre tantas outras manifestações.

Essa proposta esteve amparada em discussões feitas com a participação da categoria docente em momentos anteriores e reforça a necessidade de aprofundar e continuar tal debate, uma vez que, em um contexto político em que a Universidade Pública sofre profundos ataques, o cenário tem se tornado ainda mais tenso e incerto. É preciso apontar as contradições, os fatores do contexto laboral hostis e adoecedores, sem se esquecer da necessidade de fortalecer a luta pela defesa da Universidade Pública, com condições satisfatórias e dignas de trabalho para docentes e toda a comunidade acadêmica.

Conheça o folder sobre assédio moral elaborado pelo NADi-APUBH UFMG+ e venha dialogar conosco!