Acontece no APUBH, Notícias

Panorama Geral do 1º dia de greve docente na UFMG

A greve dos professores e das professoras da UFMG começou hoje, 15/04, após aprovação na Assembleia Geral do dia 11/04. Neste primeiro momento, a greve começa com uma ampla mobilização (panfletagem e reuniões nas unidades acadêmicas), realizada pelo Comando de Greve Docente da UFMG e o APUBHUFMG+ – Sindicato dos Professores, para ampliar a adesão da categoria a fim de paralisar as suas atividades e aderir solidariamente ao movimento grevista, preservando os serviços essenciais e o atendimento às necessidades inadiáveis. Os serviços essenciais serão discutidos pelo Comando de Greve Docente da UFMG e, posteriormente, com a reitoria da UFMG.

Nas unidades acadêmicas da UFMG estão sendo realizadas reuniões entre os professores e as professoras para discutir a greve. Mas ainda é cedo para divulgarmos números, pois o movimento está em franca expansão, mas, considerando a grande participação na assembleia do dia 11/04 e a movimentação iniciada hoje, em que estão sendo realizados os ajustes do movimento, o que inclui:  professore(a)s conversando com estudantes e com os colegas docentes.  Essa fase inicial é de informar aqueles que não puderem estar presentes à assembleia ou que, eventualmente, tenham dúvidas sobre a deflagração da greve neste momento.

Nesta fase de diálogo com os estudantes e professores se faz no sentido do chamamento à participação e solidariedade de classe no que diz respeito à pauta de reivindicações: recomposição salarial e do orçamento das Instituições Federais de Ensino (IFEs), reestruturação das carreiras dos docentes federais, concursos para recomposição do quadro de professores efetivos, equiparação de benefícios (alimentação, saúde, creche) entre as carreiras do sistema federal e a revogação das medidas nefastas dos governos Temer e  Bolsonaro que destroem os direitos trabalhistas e dos servidores públicos. Trata-se ainda sobre os motivos pelos quais a greve se tornou a única alternativa de luta da categoria, esgotadas as possibilidades de acordo nas mesas de negociação entre governo e servidores e servidoras público(a)s federais da educação. Estão sendo realizadas também reuniões com os técnico-administrativos em Educação – TAEs, o Diretório Central dos Estudantes -DCE/UFMG e os Diretórios Acadêmicos -DAs – das unidades acadêmicas, para consolidação da luta unificada da comunidade universitária.

Estamos avaliando positivamente esse primeiro dia de greve, com a recepção afirmativa em relação à adesão ao movimento grevista, que tende a crescer e se fortalecer nos próximos dias.
Tradicionalmente, a adesão da categoria é feita gradativamente a medida em que o movimento avança e se fortalece.

 

 Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco – APUBHUFMG+