Acontece no APUBH

O que o APUBH UFMG+ tem feito na pandemia da Covid-19?

Conheça as ações do Sindicato.

Confira a campanha em nossas redes sociais: Facebook (@apubhufmgsindicato), instagram (apubhufmgsindicato), twitter (@apubh) e Youtube (Apubh Sindicato)

)O ultraliberalismo que orienta as ações do governo federal está agravando os impactos da pandemia do Novo Coronavírus no Brasil. Enquanto na Europa vemos governos utilizando o Estado para garantir direitos e prestar serviços públicos à população, no Brasil o governo utiliza a pandemia para acelerar a retirada de direitos da classe trabalhadora e para beneficiar grandes bancos e corporações. Ao mesmo tempo, coloca militares sem formação e conhecimentos necessários à frente do Ministério da Saúde, uma atitude que fez o país ultrapassar a casa de um milhão de infectados e o patamar de 50 mil mortes pela COVID-19.

Os movimentos populares, sociais e sindicais têm atuado ativamente para mitigar os efeitos da crise humanitária e sanitária. Ações de solidariedade e a luta em defesa do SUS se tornaram uma pauta central. O APUBH UFMG+ tem seguido esta orientação e convida a todas e a todos a conhecerem, hoje (03/07), as principais ações do sindicato neste período de pandemia.
O primeiro segmento deste relatório elaborado para a categoria docente trata das ações de solidariedade deliberadas por assembleias que decidiram utilizar recursos financeiros do sindicato para assistir hospitais universitários e entidades que atendem a população de maior vulnerabilidade social, mas também incentivar gestos solidários dos que estão em melhores condições para enfrentar um dos momentos mais graves da história de nosso país.

Uma segunda seção do relatório destaca o compromisso do sindicato em estimular a mobilização da categoria e da sociedade em geral para os desafios do momento atual que ocorreu por meio da realização de campanhas virtuais e da participação em marchas e atos digitais, entre outras ações de comunicação. Na mesma linha, o APUBH UFMG+ promoveu uma série de Lives, debates transmitidos online por meio do Youtube e da página de Facebook do próprio sindicato ou de entidades parceiras.

A terceira seção do relatório trata da atuação jurídica do APUBH em tempos de pandemia. O Sindicato se mantém firme na defesa dos direitos sociais e trabalhistas da categoria docente da UFMG e UFSJ/Ouro Branco, bem como na luta por uma universidade pública, democrática e socialmente referenciada.

Conheça o trabalho do sindicato da sua categoria.  Faça parte desta história de luta por direitos e transformação social. Associe-se!

Confira a campanha em nossas redes sociais: Facebook (@apubhufmgsindicato), instagram (apubhufmgsindicato), twitter (@apubh) e Youtube (Apubh Sindicato)