Acontece no APUBH, Notícias

O Dia D em Belo Horizonte, em defesa da democracia, da soberania e dos direitos do povo brasileiro

A luta em defesa da Soberania Nacional e contra o Tarifaço de Trump-Bolsonaro, a anistia para golpistas e o PL da Devastação continua. Dessa maneira, na última quarta-feira (13/08), voltamos a ocupar as ruas da capital mineira, na manifestação que ficou conhecida como Dia D: D de Defesa da democracia, da soberania e dos direitos do povo brasileiro. O povo não pode se calar diante das chantagens, dos ataques à Constituição e dos atentados ao Estado Democrático de Direito.

O APUBHUFMG+ integrou a construção coletiva e participou ativamente da manifestação em Belo Horizonte, em sintonia com movimentos sindicais, sociais e partidários. As manifestações ocorreram em um local simbólico para a luta popular na cidade, a Praça 7. Ao longo do dia, foi instalada a Tenda da Democracia no local, com a disponibilização de uma urna do Plebiscito Popular por um Brasil Mais Justo. Dessa maneira, a população pode votar, expressando sua opinião sobre a mobilização por justiça tributária e vida além do trabalho.

Já no final da tarde, ocorreu a concentração para o ato. Representações das entidades presentes, assim como de mandatos populares e democráticos, revezaram-se ao microfone, defendendo pautas de interesse da população e denunciando os interesses contrários à sociedade brasileira. Assim como nas mobilizações recentes, a multidão seguiu em passeata, através das ruas da capital mineira, em direção à Praça da Estação. O trajeto contou com muita música, cartazes, faixas e bandeirões, assim como uma imensa bandeira do Brasil com a proposta de mobilização e conscientização em defesa dos interesses do país e de sua população.

Para defender o Brasil dos ataques fascistas, a classe trabalhadora não pode arredar o pé das ruas. A nossa luta prossegue! 

Laudemir presente!

As pessoas presentes à manifestação prestaram homenagem, na forma de um minuto de silêncio, ao gari Laudemir de Souza Fernandes. O trabalhador foi morto a tiros, na manhã da última segunda-feira (11/08), enquanto trabalhava no bairro Vista Alegre, na Região Oeste de Belo Horizonte.

De acordo com testemunhas, o autor do crime seria o empresário René da Silva Nogueira Junior. Um homem que, nas redes sociais, se define como “cristão, marido, pai e patriota”. Ainda por cima, após tirar a vida de Laudemir, teria ido para a academia, como se nada tivesse ocorrido. Inclusive, o Boletim de Ocorrência registrado pela Polícia Civil aponta que o assassinato teria sido cometido com a arma da esposa do empresário, que é delegada.

Como não era para menos, o crime causou indignação na população. Esse crime escancara a realidade vivida pela classe trabalhadora no Brasil, assim como nos convoca a lutar pela vida da nossa gente. Afinal, quanto  vale a vida de um trabalhador e de uma trabalhadora nesse país?

Exigimos Justiça! Laudemir presente!

GALERIA DE FOTOS: 13/08/2025 | Ato público do Dia D: D de Defesa da democracia, da soberania e dos direitos do povo brasileiro