Acontece no APUBH

O desafio da vinculação nacional do APUBH

Como um sindicato de docentes de uma universidade federal poderia atuar em defesa dos direitos de sua base e em defesa da educação pública se não tem acesso à instituição de organização da categoria em âmbito nacional?

O APUBH tem realizado importantes avanços locais quando: mobiliza sua base para as lutas nas ruas; compõe e consulta constantemente o Conselho de Representantes de unidade em torno dos desafios internos à UFMG; realiza assembleias periódicas; articula-se com fóruns em defesa da educação e dos demais direitos trabalhadores e trabalhadoras à nível municipal e estadual. Mas afinal, apesar de todos esses esforços, isso significa de fato resistir aos crescentes ataques à categoria em âmbito federal?

Mediante esse desafio, em Assembleia Docente realizada em 17/05/2021, deliberou-se pela composição de uma Comissão composta por diretores do sindicato e conselheiros de unidades diversas da UFMG, com o intuito de promover publicamente a discussão sobre a importância da Vinculação Nacional do APUBH.

Uma primeira atividade, o debate “História do APUBH e os Desafios da vinculação nacional”, foi realizada em 01/07 e está disponível no canal do APUBH (https://www.youtube.com/watch?v=SWe3VVB1Xt8) com intuito de abrir a discussão sobre os rumos de nosso sindicato. Convidamos os/as professores/as a assistir esse debate e participar das demais atividades que a Comissão pretende propor ao longo dos próximos meses de forma que possamos tomar uma posição coletiva clara sobre essa questão.

 

Comissão de Vinculação Nacional do APUBH UFMG+