Acontece no APUBH

O APUBH participa da Jornada de Mobilização sobre Assuntos de aposentadoria: ontem, hoje e amanhã 

O evento ocorrido nos dias 28 e 29 de março, organizado pelo ANDES-SN, contou com a presença de representantes de vinte e quatro ADS (secções sindicais) e o APUBH + esteve presente, sendo representado pela professora Lizia Porto da Setorial Aposentar.

A programação constituiu-se de duas mesas em que os palestrantes convidados abordaram aspectos históricos relevantes da carreira docente, perdas ocorridas tanto para o pessoal da ativa como aposentados, destacando a descaracterização da dedicação exclusiva e incentivos por titulação, bem como, a reorganização das carreiras na última negociação, que trouxe inclusive questionamentos administrativos e jurídicos, tema abordado pelo professor Amauri Fragoso de Medeiros (1º Tesoureiro do ANDES-SN). Também mereceu destaque questões relacionadas ao fundo de aposentadoria complementar (FUNPRESP), abordado com muita clareza pelo professor Leandro Madureira (AJN) e a professora doutora Sara Granemann (UFRJ).

Dentro da programação, além das mesas, foi realizada uma concentração dos docentes no Anexo II da Câmara dos Deputados, visitas aos gabinetes e à comissão de Educação com a entrega de uma carta contendo “Onze pontos programáticos em defesa da educação pública”. Ao final do evento, fazendo uma retrospectiva do que foi discutido, foi realizada uma roda de conversa, momento em que os participantes também falaram da situação vivida em suas ADS.

Entre os aspectos destacados na roda de conversa, foi relatada a dificuldade de filiação dos docentes que estão ingressando nas universidades, tendo um grande número de ADS com uma proporção bem maior de aposentados. Foi ressaltada a necessidade de campanhas de novas filiações, tendo como um dos motes, a questão alarmante, que tem passado despercebida pela categoria, relacionada tanto às perdas de direito dos aposentados com paridade, como daqueles que estão se aposentando ou pretendem aposentar, tendo optado ou não pela aposentadoria complementar.  Fala de um dos palestrantes: “Questão é não ter ilusões, aposentadoria complementar é ruim quando dá certo e quando dá errado, leva nossos sonhos”.

Finalizando este informe, a professora Lízia Porto destaca a importância da participação do APUBH+ e se fazer presente nos eventos nacionais, salientando a necessidade da reaproximação com o ANDES-SN, e que diante do que foi discutido no evento, há uma  urgência  de se fazer uma discussão bem fundamentada com a categoria filiada ao nosso APUBH+ sobre as questões relacionadas a aposentadoria, mesmo para os que teoricamente ainda podem ter a paridade salarial.

 

Apresentação de Amauri Fragoso de Medeiros: https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/2023/mar%c3%a7o/02/BrasiliaGTSSAmar%c3%a7o2023%20-%20AMAURI.pdf

 

Apresentação de Leandro Madureira: https://www.andes.org.br/diretorios/files/renata/2023/mar%c3%a7o/02/APRESENTA%c3%87%c3%83O%20JORNADA%20DOS%20APOSENTADOS%20ANDES.pdf

 

Confira os registros dos dois dias de evento:

Dia 01 (28/03): https://fb.watch/jCD4EQbgHN/

 

Dia 02 (29/03): https://fb.watch/jCD2BcTyri/