Acontece no APUBH, Notícias

Nova gestão do APUBH inicia visita às unidades acadêmicas

Na manhã desta sexta-feira, 11 de novembro, a nova gestão do APUBH, na pessoa da Presidenta Maria Rosaria Barbato e da 1a Vice-Presidenta, Analise da Silva, iniciou a ação APUBHUFMG+ nas Unidades.  Com a Roda de Conversa “Perspectivas da UFMG e do APUBH no cenário nacional”, o sindicato esteve presente das 09h às 13h, no Auditório Luiz Pompéu, na Faculdade de Educação – FAE. A ação contou com a presença da Conselheira Sirlene Brandão e recebeu apoio dos demais Conselheiros de unidade. No período, houve também um Plantão “Tira-dúvidas!” com a assessoria jurídica do APUBH.

De acordo com a presidenta do sindicato, “as visitas nas unidades visam à aproximação com a categoria docente, considerando que a gestão anterior foi uma gestão que nasceu e se desenvolveu quase integralmente no meio da pandemia”, marcada pelo distanciamento social, que resultou também em um distanciamento das pessoas docentes que compõem a base.  “Agora nós entendemos que é necessário recuperar essa relação, recuperar esses laços porque a luta precisa do abraço, do encontro, da troca proveitosa de ideias. A gente precisa dialogar, compreender, escutar as pessoas, entender do que os nossos colegas estão precisando”, explicou a Professora.

Para a presidenta, estar junto à categoria é fundamental para que o sindicato faça as lutas que os docentes querem que ele faça. E também, nas palavras dela, “é preciso que os nossos colegas tenham mais informações e a possibilidade de opinar sobre os desdobramentos de nossas atuações e de ações previstas em nosso programa, aprovadas pela base com a votação que nos elegeu.  O Sindicato somos todos nós. Juntos definimos nossos passos, para onde a gente quer ir, que sindicato queremos ser. E estamos prestes a tomar uma decisão importante acerca da nossa vinculação ao ANDES e para isso é importante um amplo diálogo com a base, além de outras ações que há tempo vem sendo realizadas”.

A intenção do APUBH UFMG+ é visitar, pelo menos mais 2 ou 3 unidades, antes do recesso de final de ano para que “os filiados se aproximem e fortaleçam seu sindicato e assim se unam a luta da categoria docente”, reforçou Marisa Barbato. A presidenta reforçou também a relevância da participação e contribuição dos conselheiros de cada unidade na organização das visitas para melhor definição de dias e horários e para  discussão de demandas específicas da unidade.

Outro destaque nas visitas é o plantão jurídico que possibilita que os e as docentes que não conseguem ir ao sindicato, devido a incompatibilidade de agenda, aproveitem a oportunidade para tirar dúvidas e dialogar com os assessores jurídicos do APUBH.

Normalmente, os plantões jurídicos do sindicato são realizados às segundas-feiras das 10h às 13h e quartas-feiras das 14h30 às 17h30.  Os filiados e as filiadas contam ainda com o Núcleo de Acolhimento e Diálogo (NADi) para escuta e diálogo sobre questões ligadas à saúde, especialmente a saúde mental.

As próximas visitas continuarão a ser divulgadas por e-mail, whatsapp e redes sociais do APUBH, fique atento e venha dialogar conosco.