Acontece no APUBH

Nota em Solidariedade aos docentes demitidos do Centro Universitário UNA em BH

No dia 26/06/2020, a Diretoria do APUBH e o Comitê de Mobilização instituído em Assembleia do Sindicato vieram a público se manifestar por meio de Nota em solidariedade aos docentes demitidos de maneira fria e burocrática pela UNINOVE, empresa privada de ensino superior do estado de São Paulo.

No último dia 07/07/2020, o exemplo da UNINOVE foi seguido pelo Grupo Empresarial Ânima que dispensou cerca de 150 docentes do Centro Universitário UNA em BH, conforme matéria publicada no Jornal Brasil de Fato. Em reação a esta medida, estudantes da UNA marcaram ato público de protesto para as 16h desta sexta-feira, dia 10/07/2020.

Recentemente, o grupo Ânima já havia realizado demissões em instituições que mantém no Estado de São Paulo. Agora a expectativa é de que as demissões ocorram, também, no Centro Universitário UniBH, propriedade do mesmo grupo.

A tendência à demissão de trabalhadores da educação está associada a mudanças curriculares que os grupos empresariais têm implementado, inclusive, para estudantes matriculados há mais tempo, o que configura uma espécie de quebra de contrato. As mudanças promovidas por grupos empresariais na área da educação, nem de longe levam em consideração a qualidade ou as condições do trabalho pedagógico de docentes e discentes.

Como aves de rapina, empresários desse e de outros ramos de negócio veem a Pandemia da COVID-19 como oportunidade para transferir aos mais frágeis os efeitos decorrentes de quedas nas taxas de lucro impostas pela crise sanitária, econômica e social pela qual passa nosso país.

A esta postura mesquinha e insensível nós reagimos: Educação não é mercadoria!

Diretoria do APUBH e Comitê de Mobilização instituído em Assembleia do Sindicato